Município Cultura Grandes eventos

Conhecida imagem gráfica do Imaginarius’21

No Dia Mundial do Teatro, 27 de março, e a dois meses da realização do primeiro momento do Imaginarius’21, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira divulga o conceito gráfico do maior festival de teatro de rua do País. A Imagem que marca os 20 anos e a 20ª edição deste Festival Internacional de Teatro de Rua chama a si, através do conjunto de elementos gráficos, o tema principal – O Mito e A Marca –, mas também o território e a aposta no conceito misto, digital e presencial.

O conceito gráfico desta edição exalta o tema principal – “O Mito e A Marca” – e acrescenta apontamentos sobre a transição para o digital. A imagem agora apresentada aborda diferentes ideias de Mito inspiradas na própria programação do festival, nomeadamente em projetos como “Orfeo & Majnun”, “Despojos de Babel” e “Laila e Majnum”. A Marca, que permanece igual, presente e constante nestas 20 edições, remete para o sonho, para a noite, para a imaginação, através das diferentes fases da lua visível no logotipo. Este ano, o festival alarga-se, pela primeira vez e num primeiro momento, ao digital, representado, de forma simbólica, através da linguagem informática “0 e 1”.

O Imaginarius’21 apresenta-se, este ano, ao seu público num formato diferente, como a realidade pandémica o exige, em dois momentos distintos. De 27 a 30 de maio, a programação será apresentada num modelo misto, com os espetáculos a decorrer maioritariamente no palco digital, embora com apontamentos controlados na Quinta do Castelo e nos auditórios da Biblioteca Municipal e do Cineteatro António Lamoso. Entre 9 e 12 de setembro, os espetáculos voltam ao seu palco de sempre, o espaço público de Santa Maria da Feira.

O programa da 20ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua vai ser apresentado publicamente durante o mês de abril, mas sabe-se para já que a programação vai contar com espetáculos da edição passada que não se realizou – um compromisso assumido pela Câmara Municipal da Feira junto dos artistas, no momento em que optou pelo cancelamento da edição devido à COVID-19, tendo inclusive avançado com o pagamento de 50% do valor contratualizado –, e também com projetos resultantes das chamadas públicas.

O ano de 2021 marcará simultaneamente o 20º aniversário e a 20ª edição de um dos festivais de referência para as Artes de Rua, em Portugal e na Europa, o Imaginarius, que se construiu ao longo destas duas décadas a partir de diferentes comunidades, entidades vivas e participantes do festival, um percurso notável para continuar a acompanhar e participar de 27 a 30 de maio, no palco digital, e de 9 a 12 de setembro, no grande palco que é o território de Santa Maria da Feira.

Publicado a 27.03.2021