Juventude

Jovens feirenses integraram intercâmbio europeu com 80 participantes de seis países


Sete jovens do concelho de Santa Maria da Feira participaram num intercâmbio europeu que contou com a participação de 80 jovens de seis países europeus, no âmbito do projeto Be Active – Shape Europe | BASE Project, cofinanciado pelo programa “Europa para os Cidadãos”, da União Europeia. A atual situação pandémica impôs que este encontro se realizasse online, entre 12 e 15 de março.

O projeto Be Active – Shape Europe teve inicio em 2019 e envolveu jovens de Santa Maria da Feira (Portugal), Thessaloniki (Grécia), Lewisham (Reino Unido), Maribor (Eslovénia), Varna (Bulgária) e Cinisello Balsamo (Itália), com o propósito de relevar o interesse dos jovens europeus pela vida política e cívica, e promover a cidadania ativa e a participação nos procedimentos políticos.

Este intercâmbio online foi o culminar de todo o projeto europeu e contou com a participação de sete jovens de Santa Maria da Feira num universo global de 80 participantes de seis países europeus. Ao longo de quatro dias de encontro foram realizados vários workshops e uma simulação do Parlamento Europeu, onde foi abordada a temática The raise of Eurocepticism in Europe VS The European Elections.

Refira-se que, em 2019, este projeto europeu dinamizou dois momentos que envolveram jovens de Santa Maria da Feira: o primeiro foi uma Sessão de Diálogo Estruturado, realizada a 11 de julho; o segundo aconteceu a 26 de novembro, com a realização de um workshop de âmbito nacional. Para 2020 estiveram agendados dois intercâmbios presenciais na Grécia com os vários parceiros, mas a pandemia ditou que as viagens fossem canceladas e que o encontro de encerramento fosse realizado online.