Sociedade

‘Café com os Avós’ completa três anos


Ligar a um vizinho idoso para saber se está bem, bater à sua porta e perguntar se precisa de ajuda, tomar um café quando for possível e seguro ou simplesmente dizer “bom dia” com um sorriso no rosto pode fazer toda a diferença no combate à solidão dos mais velhos.

É esta a grande mensagem do ‘Café com os Avós’, iniciativa do presidente da Câmara, Emídio Sousa, iniciada há três anos – precisamente a 13 de março de 2018 – e suspensa desde o início da pandemia.

Quando for completamente seguro, Emídio Sousa faz questão de retomar as suas visitas aos idosos, tomar um café com eles e partilhar uma fogaça, com muitas histórias à mistura, porque continua a ser urgente sensibilizar – dando o exemplo – para a importância do olhar atento de cada um de nós para com os mais velhos e sós.

“Se alguém, uma única pessoa que seja, sentir hoje uma motivação maior para ligar a um idoso com quem não fala há muito tempo e perguntar como está, esta iniciativa já valeu a pena, pois cada gesto conta e os nossos idosos contam muito”. É este o desejo de Emídio Sousa, no dia em que o ‘Café com os Avós’ completa três anos.

 

Publicado a 13.03.2021