Município Economia

Sessão de sensibilização prossegue para empresários do calçado, metalomecânica e papel

Há pequenas atitudes do quotidiano laboral que podem colocar em causa a saúde e segurança dos trabalhadores e afetar a viabilidade económica das empresas. O que está certo e errado nos procedimentos adotados? Como podemos melhorar para minimizar os riscos? São algumas das perguntas que o conhecido Médico de Saúde Pública, Bernardo Gomes, irá responder na próxima sessão de sensibilização “COVID-19: Prevenção nas Empresas – O Certo e O Errado!”, dirigida a empresários dos setores do calçado, metalomecânica e papel, agendada para o dia 5 de março, às 11h00, via zoom, com transmissão em direto da página de Facebook do Município de Santa Maria da Feira.

Após uma primeira sessão de sensibilização dirigida especialmente aos empresários do setor corticeiro, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com o ACES Entre Douro e Vouga I e agora com a AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, ANIPC – Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão e CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, volta a realizar a sessão de sensibilização “COVID-19: Prevenção nas Empresas – O Certo e o Errado!” direcionada aos empresários destes três setores: metalomecânica, papel e calçado.

Esta sessão de sensibilização contará ainda com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, da Diretora-geral da AIMMAP, Mafalda Gramaxo, do Diretor-geral do CTCP, Leandro Melo, e do Secretário-geral da ANIPC, Pedro Conceição, protagonizando as boas vindas aos empresários dos setores que representam.

Quem é e qual o percurso profissional do principal orador, Bernardo Gomes?

Bernardo Luís Mateiro Gomes completou o Mestrado Integrado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2009. Concluiu a Formação Específica em Saúde Pública, tendo pós-graduações em Medicina do Trabalho e Medicina do Viajante. No seu currículo, constam ainda cursos na área da epidemiologia das doenças transmissíveis e estatística, assim como várias publicações na área de saúde pública. Trabalha no Agrupamento de Centros de Saúde de Entre Douro e Vouga I e colabora com os níveis regional e nacional de Saúde Pública. Atualmente, trabalha também na área da tuberculose prisional. É docente convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e palestrante habitual nas áreas da epidemiologia de campo, epidemiologia de doenças transmissíveis e planeamento. Editor Associado da Acta Médica. Escreve regularmente na rede social Twitter sobre temáticas da saúde, publicando igualmente, com alguma frequência, artigos em revistas digitais e jornais de circulação nacional, nomeadamente em colaboração com profissionais de outras áreas. Tem assumido consultorias na área da Covid-19 e é presença regular como comunicador na área.

Publicado a 26.02.2021