Cultura

Biblioteca entregou 947 documentos em casa nos primeiros 12 dias do 'Livros sobre Rodas'

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira entregou 947 documentos ao domicílio nos primeiros 12 dias de atividade do serviço ‘Livros sobre Rodas’. Com um tempo máximo de resposta de 24 horas, a equipa responsável realiza, em média, 25 entregas diárias à porta de casa dos leitores do concelho, independentemente das geografias. Os jovens e os adultos são quem mais solicita este serviço, que abrange todo o território municipal durante o período de confinamento.

A rota de distribuição é traçada pela manhã. Todos os dias há livros e outros documentos para entregar ou recolher um pouco por todo o concelho. A carrinha da biblioteca percorre, em média, 90 km por dia para dar resposta aos pedidos que chegam através de registo eletrónico. Canedo, que faz fronteira com Vila Nova de Gaia, Gondomar e Castelo de Paiva, foi até agora a freguesia mais distante visitada pelas equipas do 'Livro sobre Rodas', mas já chegaram pedidos de 19 das 21 freguesias do concelho da Feira. A disponibilidade da biblioteca mantém-se para uma cobertura total do território, sempre que solicitado.

Iniciado no passado dia 8 de fevereiro, o serviço 'Livros sobre Rodas' é gratuito e possibilita aos leitores do concelho o empréstimo e devolução de um extenso e diversificado conjunto de documentos – livros, revistas, CD e DVD – sem sair de casa, bastando formalizar o pedido através do catálogo on-line, contacto telefónico 256 377030 (segunda a sexta-feira, das 08h30 às 18h00) ou e-mail biblioteca@cm-feira.pt. De imediato, o leitor é contactado para confirmação do dia e hora de entrega dos documentos, na morada indicada, estando garantidas todas as normas e medidas de segurança da Direcção-Geral da Saúde relativas à Covid-19.

O serviço de entregas ao domicílio nem sempre é uma tarefa fácil. Com frequência, as equipas deparam-se com campainhas avariadas, ruas novas que o GPS não reconhece, falta de números de porta ou lugares distantes difíceis de localizar. Mas a persistência é sempre recompensada com a gratidão demonstrada pelos leitores a cada entrega ou devolução.

De referir que o aumento do número de pedidos de entrega de documentos ao domicílio tem sido acompanhado por um crescimento sustentado de novos leitores – nesta fase de confinamento, a inscrição é feita através de pré-registo online – que está prestes a atingir os 37 mil inscritos.

Os serviços online disponibilizados pela biblioteca em muito têm contribuído para este percurso de crescimento. Desde dezembro de 2020 que os leitores têm acesso direto e integral a mais de 7000 publicações de jornais e revistas, através da plataforma digital PressReader, bem como à plataforma EBSCO, que disponibiliza bases de dados científicas para leitores de todas as idades, níveis de interesses e competências.

Publicado a 24.02.2021