Projeto Primário completa um ano de existência

A 20 de fevereiro de 2020 era apresentado publicamente o PRIMÁRIO, um projeto criativo dinamizador da Educação do futuro. A Câmara Municipal desafiou-se, na altura, a alargar o espectro da educação a um contexto criativo multidisciplinar.

O PRIMÁRIO afirma-se como o ponto de partida para o reforço de uma estratégia educativa do Município de Santa Maria da Feira, que acrescenta camadas de conhecimento, experiências em contextos que se aproximem às realidades práticas do mercado de trabalho, em complemento com a aprendizagem em contexto letivo.

O edifício de uma antiga escola primária, na freguesia de Fiães, transformou-se no PRIMÁRIO, um polo de criatividade aberto aos projetos de jovens alunos do concelho, com espaço para reuniões, oficinas para a construção de figurinos e cenários, sala de formação e, ainda, espaço de trabalho para projetos de diferentes áreas, desde os contextos mais artesanais aos desafios atuais complementares à organização de eventos, como produtores, técnicos, eletricistas ou carpinteiros.

O PRIMÁRIO continua a apostar no cruzamento das artes performativas com as artes visuais, considera também os conteúdos digitais e recupera contextos tradicionais e artesanais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente criativo e estimulador do trabalho artístico jovem, através da educação criativa.

“A Educação não é um mero edifício… envolve pessoas, ideias, talento e paixões” é a ideia que dá o mote à reflexão da vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro, sobre o primeiro ano do PRIMÁRIO, que pode ler AQUI

Publicado a 20.02.2021