Sociedade

Inscrições abertas para recenseadores


O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai iniciar, em abril, o XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação (CENSOS 2021). Nesse sentido, encontram-se abertas as inscrições, até ao dia 15 de fevereiro, para recenseadores.

Os interessados em candidatar-se à função, que tenham o perfil e disponibilidade adequada, devem fazê-lo através do preenchimento obrigatório do formulário eletrónico e escolha do anúncio ‘CENSOS – Recenseadores (M/F)’.

Os CENSOS têm como objetivo a contabilização de todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A dimensão daquela que é a maior operação estatística nacional implica o recrutamento de 11 mil recenseadores por todo o país que executarão a recolha dos dados durante dois meses. O INE definiu um Plano de Contingência, de modo a acautelar os riscos para a população e estrutura de recolha, que inclui, entre outras medidas, um rigoroso protocolo de segurança pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde.

Mais informações aqui.

Publicado a 26.01.2020