Há um novo podcast nas escolas da Feira que ensina conceitos de comunicação

No âmbito da iniciativa ‘Laboratório de Comunicação: Podcast’, orientada por Renato Ferreira, alunos de várias turmas e escolas do concelho de Santa Maria da Feira vão participar na produção de conteúdos informativos, começando pela abordagem ao tema das fake news. A imagem de marca do podcast resultou de um concurso em que foi selecionado o trabalho da aluna Patrícia Dias.

A primeira etapa da iniciativa ‘Laboratório de Comunicação: Podcast’ está concluída. Desafiados a construir uma imagem para servir de cartão de identificação e visita do projeto, os alunos da turma de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira, sob orientação da professora Rosa das Neves, apresentaram diversas e surpreendentes propostas de trabalho. O júri – constituído pelo técnico municipal da área da Multimédia André Almeida, pelo profissional de comunicação e rádio Renato Ferreira e pelo designer e pintor João Vasco – selecionou a proposta da aluna Patrícia Dias por “ser a mais completa de acordo com as normas do projeto”.

O Podcast do PRIMÁRIO, projeto de educação criativa de Santa Maria da Feira, pretende criar e estimular novas ferramentas de comunicação, desenvolver matérias e raciocínios e dar espaço aos mais jovens para terem opinião sobre temas da atualidade. O Podcast abrange todos os alunos participantes do projeto GERMINAR, de várias turmas e escolas, e decorre durante o ano letivo sob tutoria de Renato Ferreira.

Durante o processo, são transmitidos aos alunos conceitos e conteúdos de comunicação, formas de expressão, leitura e capacidade de comunicar através de ferramentas específicas, quer seja com guião ou de improviso, com entrevista ou exposição de reflexão. A fase piloto do Podcast aborda o tema das fake news e desinformação, enquanto base de reflexão para os alunos participantes, com vista à produção de conteúdos informativos neste domínio.

Publicado a 19.01.2021