Município

Abertas inscrições para oficinas artísticas do projeto ‘O Mundo é um Palco’

Até ao dia 1 de fevereiro, todos os jovens feirenses com idades entre os 16 e os 29 anos podem inscrever-se na formação Beyond ‘O Mundo é um Palco’, que decorre no Primário, em Fiães. O objetivo é o desenvolvimento de competências artísticas através da descoberta pessoal no mundo das artes.

A apresentação do projeto decorreu no dia 22 de dezembro, via Zoom, com abertura por parte do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, seguindo-se agora a formação Beyond ‘O Mundo é um Palco’, cujas inscrições estão abertas até ao dia 1 de fevereiro. Todos os jovens feirenses, com idades entre os 16 e os 29 anos, interessados em inscrever-se nas oficinas artísticas do projeto, que decorrem no Primário, em Fiães, podem fazê-lo aqui

O objetivo das oficinas é o desenvolvimento de competências artísticas através da descoberta pessoal no mundo das artes. Os participantes não necessitam de experiência prévia em nenhuma das áreas abordadas – teatro, produção, sound design, artes gráficas e audiovisuais – mas sim interesse e curiosidade na descoberta de potenciais talentos e gostos através da expressão artística. A formação destina-se a 22 jovens, alguns dos quais poderão ter a oportunidade de participar numa iniciativa de Erasmus+ Juventude, financiada pela Agência Portuguesa, com Lewisham (Londres) e Portici (Nápoles), em que colocarão em prática os ensinamentos das oficinas. O desafio final dessa parceria é a construção em conjunto de uma apresentação Pop Up englobando as várias artes e a riqueza cultural, singular e única de cada um dos jovens.

As temáticas das oficinas no Primário são diversificadas. A oficina de Teatro visa interligar os principais temas dos autores Gil Vicente, Shakespeare e Dario Fo com as problemáticas atuais, desenvolvendo técnicas de improvisação, teatro físico e Commedia dell’Arte. Já a oficina de Produção tem como meta o desenvolvimento de capacidades de comunicação, criatividade e gestão para que os jovens possam intervir nas decisões artísticas, comunicação de equipas e bastidores. A oficina de Música e Sound Design terá uma forte componente prática com a descoberta da criação musical para o teatro, abrangendo a composição musical, software, ferramentas eletrónicas e equipamentos digitais e analógicos.

Ainda, a oficina de Artes Visuais e Gráficas, que transmite as referências e bases destas artes e desperta o interesse para as artes visuais e a street art, proporcionando noções genéricas para a criação de um cenário de uma peça de teatro e ferramentais no âmbito do design gráfico e da descoberta de uma identidade criativa; e a oficina de Vídeo e Audiovisuais, que pretende estimular a partilha e aprendizagem de conhecimentos na área da fotografia e vídeo, desenvolvendo a imaginação e o despertar da perceção estética através de ferramentas próprias para a execução de projetos audiovisuais e transmissão da mensagem e visão estética.

Beyond ‘O Mundo é um Palco’ tem como objetivo primordial quebrar barreiras de discriminação e criar pontes de entendimento e cooperação entre jovens, através da aprendizagem pelo contacto com a riqueza e a diversidade cultural europeia, promovendo e defendendo os valores da União Europeia.

Apresentação do projeto a 22 de dezembro de 2020.

Publicado a 07.01.2021