Município

International Hospital Federation reconhece mérito do CADCOZ em Santa Maria da Feira

O CADCOZ – Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença, estrutura criada pelo Município de Santa Maria da Feira durante a primeira vaga da COVID-19, em articulação com diferentes instituições, como o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, o ACES Feira/Arouca, a Segurança Social e a Proteção Civil, na Casa Ozanam, em S. João de Ver, recebeu recentemente um reconhecimento internacional pelo International Hospital Federation, através da iniciativa Call of Duty for COVID-19.

Este reconhecimento internacional foi recebido com emoção pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e por todos os representantes das entidades envolvidas, designadamente o Presidente do Conselho de Administração do CHEDV – Centro Hospital de Entre o Douro e Vouga, Miguel Paiva, o Diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Fernando Mendonça, do Diretor do ACES Feira/Arouca, António Alves e da Delegada de Saúde Pública Ana Paula Casais.

O CADCOZ surgiu da necessidade da criação de um equipamento alternativo capaz de dar resposta a utentes que, apesar de positivos à COVID-19, já não careciam de internamento hospitalar, mas que não reuniam condições para cumprir o isolamento nos seus locais de proveniência.

Esta estrutura pautou a sua resposta com base em três princípios fundamentais: a excelência dos cuidados, a relação humana e afetiva como importância no processo de cura e o respeito pela dignidade e individualidade de cada utente. Com capacidade para 26 utentes, o CADCOZ foi assegurado por uma equipa multidisciplinar repartida pela equipa coordenadora, equipa clínica, equipa técnica e equipa multidisciplinar, num total de cerca de 50 pessoas. Os cuidados de saúde foram garantidos por uma equipa de profissionais composta por Médico, Enfermeiros, Gerontóloga/Diretora Técnica, Assistente Social, Psicóloga, Fisioterapeuta, Ajudantes de Ação Direta, Auxiliares de Ação Médica, Auxiliares de Serviços Gerais e Voluntários.

O CADCOZ foi uma resposta extraordinária que fomos capazes de por de pé”, começou por referir Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, agradecendo a todas as entidades de saúde, segurança social e proteção civil envolvidas e, especialmente, à Casa Ozanam que disponibilizou o espaço para a criação desta estrutura. O autarca frisou que esta distinção vem mostrar que “fizemos bem”, sendo agora um exemplo de estrutura para todo o país. “Todas as respostas deste tipo que foram criadas no país, nesta segunda vaga, tiveram por base este projeto, o que diz tudo sobre o mérito do nosso trabalho”, reforçou, com visível orgulho, o autarca.

A criação da estrutura CADCOZ foi, de acordo com as palavras de Miguel Paiva, Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, “fundamental para que, nesta que foi uma das regiões mais severamente afetadas na primeira vaga, nunca tivéssemos chegado ao ponto de faltar resposta a nenhum doente, algo de que nos podemos orgulhar”.

O Diretor do ACES Feira/Arouca, António Alves, e o Diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social, Fernando Mendonça, foram unânimes em valorizar o trabalho articulado entre as diferentes entidades que, desde a primeira hora, tem sido desenvolvido no território de Santa Maria da Feira, partilhando problemas e encontrando soluções no imediato, e que tem resultado em boas práticas para a comunidade, sendo o CADCOZ apenas um exemplo.

Aproveitando a presença dos três representantes das entidades de saúde do Município de Santa Maria da Feira – Hospital, ACES Feira/Arouca e Saúde Pública – no final da conferência de imprensa foram oferecidos Vouchers das Termas de S. Jorge, na sequência da Campanha “Neste Natal escolha uma experiência que dá saúde e agradece a quem trata dela”, um movimento solidário em prol dos profissionais de saúde do Centro Hospital de Entre o Douro e Vouga e do ACES Feira/Arouca. Neste Natal, quem adquirir vouchers termais está também a contribuir para a oferta de uma pausa termal aos profissionais de saúde. Por cada 10 vouchers vendidos, um profissional de saúde usufruirá de um programa de bem-estar.

Publicado a 18.12.2020