Mais um passo para a concretização do novo Cais do Porto Carvoeiro

A reabilitação do Porto Carvoeiro é uma aspiração com mais de duas décadas. Em reunião de Câmara, foi aprovada a aquisição de mais uma parcela de terreno para a concretização da obra que permitirá a acostagem de embarcações turísticas e comerciais nas margens do Rio Douro.

O projeto de execução, da responsabilidade da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, prevê a construção de um cais fixo com 70 metros de comprimento, que possibilita a ancoragem privada e comercial na margem do Rio Douro, e a criação de um cais flutuante com 72 metros, para receber duas dezenas de embarcações de recreio e pesca. O orçamento total da obra é de 2 milhões de euros.

Para a concretização do projeto, é necessário adquirir vários terrenos confinantes ao leito do rio, nomeadamente na margem esquerda. Tendo em vista a aquisição dos terrenos necessários à reabilitação, procedeu-se à negociação dos mesmos com os respetivos proprietários. A aquisição de um desses terrenos foi aprovada na reunião de Câmara de segunda-feira, 14 de dezembro, destinando-se o terreno à execução do acesso ao Cais.

A reabilitação do Cais do Porto Carvoeiro, povoado da freguesia de Canedo classificado como Aldeia de Portugal, é uma aspiração de 20 anos da freguesia que, além da requalificação do cais, permitirá a regeneração urbana daquele núcleo habitacional e um incremento no turismo na zona.

Publicado a 18.12.2020