Município Obras Municipais Sociedade

Requalificação urbana do arraial de Lourosa em fase de concurso público

O centro da cidade de Lourosa ficará, a médio prazo, de cara lavada com a intervenção planeada para a zona do arraial. A abertura do concurso público foi aprovada na reunião de câmara, de 14 de dezembro, com um orçamento de 890 mil euros.

A Câmara Municipal acaba de aprovar a abertura de concurso público para a renovação do arraial de Lourosa, dando seguimento ao objetivo estratégico assumido no seu plano plurianual de investimentos de requalificação dos centros cívicos das localidades. Trata-se de uma zona central da cidade, com uma considerável circulação de pessoas, justificando-se o arranjo agora proposto inclusive para a integração no recente reordenamento viário nas imediações, que permitiu a criação de um assinalável número de lugares de estacionamento.

O concurso público para a empreitada foi aprovado na reunião de Câmara de segunda-feira, 14 de dezembro, com um orçamento de 890 mil euros, apresentando-se o arraial de Lourosa como uma centralidade que urge requalificar no sentido de lhe ser atribuída uma dinâmica associada a um centro capaz de servir a população em termos de bem-estar como local de paragem e encontro, recreio e lazer. O projeto vem no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do NORTE – NORTE 2020 e tem um cofinanciamento de 85%.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem consciência da importância da reabilitação urbana e tem vindo a fazer um esforço significativo para melhorar as centralidades e locais que estrategicamente e, no espírito da regeneração urbana, se entendem prioritários. A reabilitação urbana assume-se como uma componente da política das cidades e da política de habitação, procurando-se um funcionamento globalmente mais harmonioso e sustentável das cidades. A estratégia de reabilitação do Município pretende, assim, uma intervenção integrada e a valorização dos centros e centralidades.

Publicado a 18.12.2020