Educação Sociedade

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022: mapeamento de atores e de práticas educativas locais

Reconhecendo o papel dos atores locais no desenvolvimento dos territórios e, em particular, na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED 2018-2022), a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira associa-se ao projeto Parcerias Locais para a Educação e Desenvolvimento, promovido pela Rosto Solidário, em parceria com a Fundação Fé e Cooperação (FEC).

A partir de uma abordagem participativa e mobilizadora, este projeto pretende criar momentos de sensibilização, diálogo concertado e capacitação entre os atores locais de forma a fortalecer a educação e a sensibilização, à escala local, para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com vista à sua concretização.

Este projeto será implementado no concelho nos próximos dois anos, sendo que a primeira atividade consiste no mapeamento de práticas e atores locais. Este mapeamento envolve a realização de entrevistas e o preenchimento de um questionário, que pode ser respondido a nível individual ou enquanto representante de organizações que desenvolvam ou conheçam projetos nestas áreas.

Este projeto pretende envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente: representantes voluntários ou profissionais de organizações e entidades de base local de educação e promoção de desenvolvimento; organizações e/ou entidades de base local comum e com atividade permanente; decisores Políticos; atores locais de outros territórios; e comunidade feirense em geral.

Financiado pelo Instituto Camões e promovido pela Rosto Solidário, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Fundação Fé e Cooperação (FEC), este projeto vai procurar, nos próximos dois anos, envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira, em ações de sensibilização, diálogo concertado e capacitação sobre Educação para o Desenvolvimento e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Publicado a 10.12.2020