Emídio Sousa visita maior feira semanal do concelho

Na sequência da tomada de decisão de autorizar a realização das feiras e mercados de levante em todo o concelho, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, visitou na manhã de hoje, 7 de novembro, a Feira Semanal de Lourosa, confirmando, no terreno, o cumprimento de todas as regras de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde para controlo da propagação do novo coronavírus.

O presidente da Câmara Municipal, que se fez acompanhar pelo vereador do pelouro da Proteção Civil, Ambiente, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social, Vítor Marques, pelo presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, Armando Teixeira, e pelo Alferes Jorge, da Guarda Nacional Republicana, justificou a sua recente tomada de decisão com a importância desta atividade económica: “É importante e, mesmo necessário, para estes comerciantes mantermos em funcionamento este espaço de negócio que, para muitos, é uma ajuda fundamental na sua economia familiar”. Emídio Sousa reforçou ainda que, “desde que se cumpram as regras e se proteja a saúde de todos, devemos continuar a impulsionar a economia, também ela essencial para a “saúde” do País”.

O funcionamento desta feira tem sido exemplar no cumprimento e no respeito pelas regras, quer pelos comerciantes, quer pelos clientes”, garantiu o vereador da Proteção Civil. Após o confinamento geral, a Câmara Municipal, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, e em articulação com a Junta de Freguesia de Lourosa, elaborou o Plano de Contingência para esta feira e, de acordo com Vítor Marques, “tem sido cumprido, na íntegra”.

Ao entrar no espaço da feira, que se encontra delimitado por baias e onde o uso da máscara é obrigatório, os clientes medem a temperatura e desinfetam as mãos com álcool gel. Os comerciantes disponibilizam também em todas as bancas de venda o álcool gel para desinfeção das mãos. Semanalmente, elementos da Junta de Freguesia, a quem o Serviço Municipal de Proteção Civil deu a devida formação, da GNR e também da Proteção Civil Municipal, asseguram o imperativo cumprimento todas as regras, nomeadamente o distanciamento físico em horários de maior afluência.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira continua a apoiar a elaboração dos planos de contingências para estes espaços, em articulação com as juntas de freguesia, a quem cabe a gestão das feiras e mercados de levante, essenciais para a continuidade desta importante atividade económica.

Publicado a 7/11/2020.