Juventude

Sete candidatos vão a votos para eleger o próximo Jovem Autarca

Sete jovens responderam à chamada aberta para o projeto Jovem Autarca 2020/21 e entram, a partir do dia 9 de novembro, em campanha eleitoral. Todos os jovens residentes e/ou estudantes no concelho de Santa Maria da Feira podem votar nas respetivas escolas ou por via postal e a tomada de posse do novo Jovem Autarca acontece a 4 de dezembro no Europarque.

Fechado o período de candidaturas à próxima edição do projeto Jovem Autarca, promovido pelo Gabinete da Juventude do Município de Santa Maria da Feira, apresentam-se agora a votos sete candidatos, com média de idades de 14 anos. A formação inicial do grupo de candidatos aconteceu no dia 24 de outubro no salão nobre da Câmara Municipal, onde estiveram presentes a vereadora com o pelouro da Juventude, Cristina Tenreiro, e os anteriores jovens autarcas Sofia Pais, Mariana Almeida, Ricardo Brito e Bruno Sousa.

A campanha eleitoral, adaptada ao contexto atual de pandemia, inicia-se no dia 9 de novembro e decorre até 1 de dezembro, estando agendado um debate entre os candidatos para o dia 13 de novembro, às 21h30, em formato streaming, nas redes sociais do Gabinete da Juventude. Todos os jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos que estudam ou residem no concelho de Santa Maria da Feira podem participar nestas eleições, que acontecem a 3 de dezembro. Os jovens que estudam nos agrupamentos de escolas aderentes votam na respetiva escola, no dia das eleições, e os que residem no Concelho mas não frequentam estabelecimentos de ensino aderentes devem recensear-se on-line, através do envio de e-mail, entre os dias 9 e 16 de novembro, com nome completo, data de nascimento, morada, escola e ano que frequentam para juventude@cm-feira.pt com o assunto ‘recenseamento Jovem Autarca’.

Toda a informação – vídeos eleitorais, caderno eleitoral e restantes materiais – está disponível aqui. A tomada de posse do novo Jovem Autarca acontece a 4 de dezembro, às 21h00, no Europarque.

Publicado a 5/11/2020.