Município Obras Municipais

Autarca da Feira visita intervenções em Empreendimentos de Habitação Social

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, visitou, esta semana, dois empreendimentos de habitação social do concelho que foram alvo de intervenções de requalificação e que se encontram em fase de conclusão: Empreendimento de Habitação Social de Lourosa – Cadinha e Empreendimento de Habitação Social de Paços de Brandão.

Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, Armando Teixeira, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira visitou o Empreendimento de Habitação Social de Lourosa – Cadinha, atualmente em fase de receção definitiva, ou seja, estão a ultimar-se alguns pormenores de obra que a autarquia detetou.

A reabilitação deste empreendimento social, cujo valor da obra ultrapassou os 273 000 euros, englobou intervenções ao nível das caixilharias, eficiência energética, revestimentos exteriores, coberturas, acessibilidades, entre outras.

O conjunto das intervenções nos 11 empreendimentos sociais do concelho incidiram, defende o autarca, “em dotar as habitações de maior conforto, com o objetivo maior de melhorar continuamente a qualidade dos fogos, mas também a qualidade de vida dos seus habitantes”.

O edil feirense, Emídio Sousa, e também o presidente da Junta de Freguesia de Paços de Brandão, Firmino Costa, passaram pelo empreendimento habitacional daquela freguesia, verificando in loco a fase final desta obra. A reabilitação deste conjunto de habitações passou pela construção de um acesso para mobilidade reduzida, caixilharias, revestimento das fachadas e da cobertura, arranjos de estores, substituição de portões de garagem, entre outras intervenções, cujo valor da obra rondou os 368 000 euros. “A nossa intervenção”, reforçou o autarca ao constatar o brio e cuidado com que os moradores cuidam do espaço comum e das zonas ajardinadas, “pretende tornar os nossos empreendimentos de habitação social em melhores locais para se viver”.

A Câmara Municipal assumiu a reabilitação destes 11 empreendimentos de habitação social e, atualmente, cinco estão já concluídos: Milheirós de Poiares, com intervenções que rondaram os 242 000 euros, Guisande, com um valor de obra de mais de 176 000 euros, Escapães, com um custo que ultrapassou os 189 000 euros, Caldas de São Jorge, uma obra que ascendeu a 196 000 euros, e Canedo, cujo valor da obra rondou os 219 000 euros. Em Lourosa – Cadinha e em Paços de Brandão estão em fase de conclusão. A reabilitação do Empreendimento de Habitação Social de Fiães – Souto, com um valor de obra a rondar os 355 000 euros está em fase avançada de execução, e a reabilitação do Empreendimento de Habitação Social de Fiães – Ferradal foi iniciada em meados deste mês de setembro, e tem um valor total de empreitada que ultrapassa os 514 000 euros.

De referir ainda que o Parque de Habitação Social do Município de Santa Maria da Feira é constituído, no total, por 774 fogos.

Publicado em 25/09/2020