Educação

Alunos feirenses do ensino profissional ganham possibilidade de estágio internacional

Na sequência de uma candidatura do Município de Santa Maria da Feira à Ação Chave I do Programa Erasmus+, os alunos feirenses dos cursos profissionais do Concelho terão a oportunidade de se candidatarem a um de 43 estágios nas suas áreas de estudo nos países da União Europeia.

O Município de Santa Maria da Feira viu a sua candidatura à Ação Chave I do Programa Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional, aprovada, no âmbito do Convite Nacional à Apresentação de Candidaturas 2020, com a subvenção de 145145,00€ e contemplando 43 mobilidades.

O projeto denominado ‘Europa Sem Fronteiras’ – cujo contrato foi assinado, na tarde de 9 de junho, pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa – tem como objetivo promover a mobilidade como método de aprendizagem alternativo, conciliando a aquisição de competências técnicas e profissionais com competências pessoais, sociais e culturais. No projeto, está previsto mobilidade para 30 alunos do 11.º e 12.º anos para realizarem prática profissional (com duração de 30 dias) e mobilidade para 30 recém-graduados para realizarem prática profissional e aumentar as oportunidades de emprego (duração de 3 meses).

O consórcio do projeto é coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Arrifana, Coelho e Castro (Fiães), Santa Maria da Feira e Escola Profissional de Paços de Brandão. ‘Europa Sem Fronteiras’ inclui ainda mobilidade para 15 professores realizarem atividades de jod shadowing em escolas parceiras sediadas na União Europeia (com a duração de três dias) e cinco visitas de planeamento antecipado para melhorar a integração dos participantes.

Serão selecionados, através de concurso, dois alunos de cada curso profissional, para aqueles que se encontram a frequentar o 11.º e 12.º anos de escolaridade, e um aluno de cada curso profissional que tenha recentemente concluído os seus estudos. A seleção será feita através de concurso e incluirá várias etapas, como o envio de carta de motivação, curriculum vitae e agendamento de entrevista.

Para além da experiência profissional, os alunos aprimoram as suas habilidades de comunicação linguística em inglês e experimentam uma vida independente. O projeto, que tem início em outubro de 2020 e conclusão em janeiro de 2022, prepara também os educandos para a aprendizagem ao longo da vida.