Seniores

‘Abraços à Janela’ confortam idosos em tempos de isolamento

O Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença e o lar de idosos da Casa Ozanam foram os primeiros a receber o novo projeto ‘Abraços à Janela’, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Casa dos Choupos, que através da música, artes circenses, histórias, poesia e dança pretende tornar o dia dos idosos um pouco mais feliz.

‘Abraços à Janela’ é uma resposta de intervenção social e artística única e adaptada ao contexto atual de pandemia, que tem como objetivo atenuar o isolamento e melhorar a recuperação dos idosos que se encontram, de momento, em estruturas residenciais (lares), centros de dia, unidades de cuidados continuados e os que estão em casa e são apoiados pelos Serviços de Apoio Domiciliário.

O projeto foi lançado ontem, dia 6 de maio, no Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença - Ozanam, estendendo-se também ao lar de idosos da instituição, com a presença de familiares dos utentes e do presidente da Câmara Emídio Sousa, como forma de assinalar as 360 horas (15 dias) desde o início do trabalho de acolhimento daquele espaço. O Orfeão da Feira, representado pelo seu presidente Fábio Pinto, foi responsável pela animação e tocou, em acordeão, músicas de tempos antigos que apelaram às memórias dos idosos e deram azo a alegres cantorias e pezinhos de dança.

O novo projeto junta-se à campanha de angariação de donativos ‘O Abraço que Todos Podemos Dar’, lançada no mês passado, exaltando a premissa de que “a proximidade se veste de diferentes formas, ultrapassando as limitações espaciais e temporais”. Embora a tecnologia tenha potenciado essa proximidade, ainda existem pessoas sem acesso a ela e os promotores do projeto propõem-se, assim, a “abraçá-las” através de músicos, storytellers, artistas circenses, poetas e bailarinos, num trabalho conjunto em que estão sempre asseguradas as normas da Direção-Geral de Saúde e do Estado de Calamidade.

“Só a união conseguirá levar-nos a uma sociedade mais justa, mais solidária e mais atenta àqueles que precisam de verdadeiros abraços”. Promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e Casa dos Choupos, ‘Abraços à Janela’ continuará o seu percurso pelas restantes IPSS da rede social do Concelho.