angle-left EXERCÍCIO NACIONAL A Terra Treme 2019 (15 de novembro)

O Município de Santa Maria da Feira associa-se ao exercício público de cidadania “A Terra Treme”, que se realiza esta sexta-feira, 15 de novembro, às 11h15. Apela-se à participação de todos os munícipes nesta iniciativa de âmbito nacional, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

É através do serviço municipal de proteção civil que a Câmara Municipal se associa à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na promoção de um exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, designado “A Terra Treme”. Este ano, a 7.ª edição realiza-se a 15 de novembro, às 11h15.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos de competências para agir em caso de sismo. Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na prossecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos estratégico que as organizações – públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a Sismos.

[+] INFO: www.aterratreme.pt