educação

O Serviço Educativo do Museu Convento dos Lóios tem como objetivo aproximar e motivar os diferentes públicos através de uma abordagem educativa e dinâmica às suas exposições.

É imperativo manter o contacto e uma relação próxima com as escolas, centros de dia e outras organizações, estimulando a aquisição de novos conhecimentos, a descoberta e significado dos objetos do passado, de forma a aprender e respeitar o seu valor histórico, reconhecendo finalmente a necessidade de preservar no futuro.

As nossas atividades pedagógicas estimulam o processo de aprendizagem de uma forma divertida e educacional, através de um programa diversificado centrado nos vários núcleos expositivos. E através do desenvolvimento de projetos educativos a longo prazo que visam intensificar a relação com as comunidades.

 

OBJETIVOS

  • Dinamizar o museu, desenvolvendo programas educativos que tenham em conta o meio geográfico e sócio -cultural em que está inserido;
  • Sensibilizar a comunidade local para as coleções;
  • Facilitar a familiaridade com as peças das coleções, através de ações de natureza lúdico-pedagógica, contribuindo para que os cidadãos sejam protagonistas e não apenas recetores de informações para interpretar ou reconhecer;
  • Criar o gosto pela frequência do museu, promovendo a aprendizagem ao longo da vida, fazendo uma ponte entre o passado e o presente.