Educação
Projeto premiado combate obesidade infantil
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira está a implementar, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Argoncilhe e a Walk’in Clinics, um projeto de prevenção e combate à obesidade infantil nas escolas do 1º Ciclo do concelho. O objetivo é envolver os pais, os professores e alunos do 3.º ano de escolaridade na aplicação do projeto HIPPO – Hábitos Inteligentes Para a Prevenção da Obesidade, premiado em 2014 e 2015.
Desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, o projeto HIPPO foi distinguido, em 2014, com o primeiro lugar no concurso de ideias INOVA! – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, na categoria Social, 1.º e 2.º ciclos. Em 2015, o mesmo projeto arrecadou a 1.ª menção honrosa na categoria Serviço de Inovação, na iniciativa Food and Nutrition Awards.
A implementação deste projeto nas escolas do concelho vai desenvolver-se em três fases, ao longo deste ano letivo. De 2 a 18 de novembro, decorre, sempre às 19h00, nas sedes dos agrupamentos, um ciclo de palestras sobre alimentação infantil “Comer bem, saber melhor – Aprenda a ler o que come”, dirigidas aos pais e encarregados de educação das crianças do 1.º Ciclo, de acordo com o seguinte calendário: dia 2, na EB 2,3 de Canedo; dia 4, na EB 2,3 de Argoncilhe; dia 5, na EB 2,3 Fernando Pessoa; dia 9, na EB 2,3 de Paços de Brandão; dia 11, na EB 2,3 de Arrifana; dia 12, na EB 2,3 de Lobão; dia 16, na EB 2,3 de Fiães; e dia 18, na EB 2,3 António Alves Amorim. A primeira parte da palestra é orientada por nutricionistas da Câmara Municipal e da Walk’in Clinics, que abordam o tema “Alimentação e Rotulagem”. A segunda está a cargo de alunas do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, que apresentam o projeto HIPPO. No segundo período, arrancam as sessões de formação para docentes, com vista à prevenção da obesidade infantil e à implementação, até final do ano letivo, do projeto nas turmas do 3.º ano.
De uma forma divertida, o projeto HIPPO permite que as crianças melhor compreendam e assimilem a informação nutricional das embalagens dos alimentos que consomem diariamente, associando a ingestão de quilocalorias à atividade física. Para facilitar a aplicação deste projeto nas escolas, foi desenvolvido um dossiê lúdico-pedagógico – o HIPPOFÓLIO – que será trabalho em conjunto por professores e alunos.
Os promotores deste projeto apelam ao envolvimento de pais e professores neste projeto e lembram que a obesidade infantil é um flagelo que afeta milhões de crianças em todo o mundo, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde a principal ameaça à saúde dos europeus no século XXI.
09:54 | Qua, 4 Nov 2015
GCRPI