Castelo de Santa Maria da Feira
 

Cultura

Retroceder Imprimir

Público aplaudiu Encontros com a Música

No dia em que o mundo celebrou a música, Santa Maria da Feira marcou a geografia das comemorações com seis concertos em palcos inusitados. Seis momentos que proporcionaram encontros invulgares e memoráveis numa fábrica de calçado, na biblioteca e no emblemático Vouguinha.

Público aplaudiu Encontros com a Música

Operários fabris, seniores, passageiros e famílias deixaram-se contagiar pela diversidade de ritmos e sons do projeto Encontros com a Música, aplaudiram a iniciativa e pediram mais.

A unidade de São João de Ver da multinacional de calçado dinamarquesa Ecco foi palco de três concertos num só dia, marcados pela manifesta adesão e recetividade do público. De manhã e à tarde, a banda portuguesa Mesa proporcionou dois grandes momentos musicais, de intensa fruição por parte de centenas de funcionários da empresa, que elogiaram e aplaudiram a iniciativa. À noite, durante o concerto de Joana Andrade, também foi notório o entusiasmo do público, que pediu dois encores.

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, que assistiu ao concerto de abertura na Ecco, mostrou-se surpreendido com o impacto positivo destas ações em contexto laboral e elogiou a disponibilidade da multinacional para acolher esta iniciativa, permitindo, num quadro de responsabilidade social, interromper a produção três vezes durante o dia, demonstrando uma política de valorização dos seus recursos humanos.

Na biblioteca municipal, foi a vez do público sénior celebrar a música durante a tarde, viajando entre contos e lengalengas, num espetáculo que conjugou a música a narração oral. À noite, os livros partilharam o espaço da sala de leitura com o quarteto de jazz Entr’amis Quartet, num concerto intimista, marcado pela presença de várias crianças num momento de plena fruição e de formação de novos públicos.

O concerto mais inesperado do dia teve como palco o emblemático Vouguinha. Ao fim da tarde, os libaneses Postcards encheram as carruagens com o seu folk-rock, perante o olhar surpreendido e atento dos passageiros. Uns faziam o habitual trajeto de regresso a casa, outros embarcaram propositadamente para acompanhar a banda de Beirute, mas todos levaram na memória uma experiência invulgar e enriquecedora que, dizem, gostariam de ver repetida.

Os projeto Encontros com a Música, que assinala e celebra o Dia Mundial da Música, regressa aos palcos inusitados de Santa Maria da Feira em 2016.

17:32 | Sex, 2 Out 2015

GCRPI