Castelo de Santa Maria da Feira
 

Juventude

Retroceder Imprimir

Jovem Autarca acompanha eleição de Young Mayor

A Jovem Autarca Sofia Pais acompanhou, a convite da Câmara de Lewisham, em Londres, a jornada eleitoral do Young Mayor, projeto que inspirou o Município de Santa Maria da Feira na implementação do Jovem Autarca.

Jovem Autarca acompanha eleição de Young Mayor

Sofia Pais, que em dezembro termina o seu mandato como jovem presidente de Câmara, esteve reunida com os candidatos, assistiu ao processo de contagem dos votos e marcou presença no anúncio dos resultados.

Acompanhada por Teresa Ferreira, responsável pelo Gabinete da Juventude da Câmara de Santa Maria da Feira, Sofia Pais reuniu-se com o presidente do Município de Lewisham, Steve Bullock, com quem partilhou as motivações e o processo de implementação do projeto Jovem Autarca no município feirense, abordando ainda outras questões como o acolhimento de refugiados.

Sofia Pais e Teresa Ferreira foram ainda ouvidas por uma investigadora no âmbito de um projeto de avaliação/investigação relativo ao Young Mayor, que pretende estudar o impacto da participação dos jovens neste projeto e as variáveis que podem estar na base da escolha de um candidato no momento do voto.

O mayor de Lewisham e o recém-eleito young mayor, Emmanuel Olaniyan, foram convidados pelo Município de Santa Maria da Feira acompanhar a eleição do Jovem Autarca de Santa Maria da Feira 2015/2016, que terá lugar em dezembro próximo.

Segunda edição do Jovem Autarca

A segunda edição do Jovem Autarca já está no terreno. Os técnicos municipais responsáveis pelo projeto realizaram, recentemente, sessões de sensibilização em todas as EB 2,3 e Secundárias do concelho, bem como no Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. O período de candidaturas decorreu de 5 a 11 de outubro, tendo sido validadas, por ordem de chegada, 20 candidaturas.

Nesta segunda edição candidataram-se a Jovem Autarca 12 alunas e oito alunos, dos 13 aos 17 anos, de seis escolas do concelho. O Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas é a escola com mais candidatos (oito), seguindo-se o a Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira (cinco), o Agrupamento de Escolas Coelho e Castro (três), a EB 2,3 de Corga de Lobão (dois), e as EB 2,3 de Canedo (um) e Argoncilhe (um). De 16 de novembro a 8 de dezembro decorre o período de campanha eleitoral.

16:30 | Ter, 20 Out 2015

GCRPI