Castelo de Santa Maria da Feira
 

Cultura

Retroceder Imprimir

Comemorações dos "500 Anos do Foral da Feira e Terra de Santa Maria"

Cerca de duzentas pessoas estiveram no auditório da biblioteca municipal de Santa Maria da Feira, a 9 de fevereiro, para assistir ao programa de comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral à Vila da Feira e Terra de Santa Maria por D. Manuel I.

Comemorações dos "500 Anos do Foral da Feira e Terra de Santa Maria"

Com lotação praticamente esgotada, e após uma pequena encenação no exterior do auditório, a sessão iniciava-se pouco depois das 17h00. Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, fez a abertura deste momento solene, dando as boas-vindas a todos os presentes.

Logo depois, Telmo Ferreira, Diogo Pinho e Pedro Lamas, através de uma performance, encenavam a leitura da Carta de Foral, revelando assim a ansiedade e angústia da nobre missão que lhes tinha sido incumbida.

“O Foral da Feira e Terra de Santa Maria (1514): Direitos Reais, Senhorialismo e Concertação” foi o tema da palestra proferida por Francisco Ribeiro da Silva, professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e uma referência no estudo de cartas de foral.

O programa encerrou com música quinhentista, pelo ensemble Rosa Del Ciel.

12:24 | Seg, 10 Fev 2014

GCRPI