Castelo de Santa Maria da Feira
 

Educação

Retroceder Imprimir

Câmara vai às escolas falar das Fogaceiras

As meninas fogaceiras ocupam um lugar de destaque na Festa das Fogaceiras, mas os rapazes também gostam de conhecer e de participar na mais emblemática festividade de Santa Maria da Feira. Por isso, técnicos do pelouro da Educação da Câmara Municipal visitam, entre 6 e 14 de janeiro, 28 escolas primárias do Concelho para sensibilizar cerca de mil crianças, do terceiro ano, para esta tradição secular e distribuir as fichas de inscrição pelas meninas.

Câmara vai às escolas falar das Fogaceiras

Nestas sessões, a Festa das Fogaceiras será apresentada às crianças através de registos de vídeo e de fotografia, e de uma conversa informal, onde todos podem partilhar as experiências vividas em anos anteriores e esclarecer dúvidas. Na sala de aula será ainda proporcionada uma atividade pedagógica e lúdica alusiva ao tema. Através de puzzles magnéticos, as crianças vão recriar o dia de uma menina fogaceira.

Recomendações e normas de participação

As inscrições das meninas fogaceiras podem ser feitas até 15 de janeiro, no pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ou nas EB1 e EB2,3 do Concelho. Nas fichas de inscrição a distribuir nas escolas, dirigidas às meninas e respetivos encarregados de educação, constam algumas recomendações e normas de participação no cortejo cívico e na tradicional procissão.

Para poderem participar, as meninas terão de completar, no mínimo, oito anos até ao final de 2014. O vestido e todos os acessórios têm de ser brancos, pelo que não será permitido o uso de bege ou de qualquer outra cor, nem sapatilhas. Todos os horários deverão ser cumpridos na íntegra. A fogaça é leve e transportada à cabeça, em cima de uma pequena base de madeira – o tabuleiro. À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal oferece o almoço e a fogaça às meninas fogaceiras, oriundas de todo o Concelho.

08:43 | Seg, 6 Jan 2014

GCRPI