Educação
Câmara vai às escolas falar das Fogaceiras
As meninas fogaceiras ocupam um lugar de destaque na Festa das Fogaceiras, mas os rapazes também gostam de conhecer e de participar na mais emblemática festividade de Santa Maria da Feira. Por isso, técnicos do pelouro da Educação da Câmara Municipal visitam, entre 6 e 14 de janeiro, 28 escolas primárias do Concelho para sensibilizar cerca de mil crianças, do terceiro ano, para esta tradição secular e distribuir as fichas de inscrição pelas meninas.
Nestas sessões, a Festa das Fogaceiras será apresentada às crianças através de registos de vídeo e de fotografia, e de uma conversa informal, onde todos podem partilhar as experiências vividas em anos anteriores e esclarecer dúvidas. Na sala de aula será ainda proporcionada uma atividade pedagógica e lúdica alusiva ao tema. Através de puzzles magnéticos, as crianças vão recriar o dia de uma menina fogaceira.
Recomendações e normas de participação
As inscrições das meninas fogaceiras podem ser feitas até 15 de janeiro, no pelouro da Educação, Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ou nas EB1 e EB2,3 do Concelho. Nas fichas de inscrição a distribuir nas escolas, dirigidas às meninas e respetivos encarregados de educação, constam algumas recomendações e normas de participação no cortejo cívico e na tradicional procissão.
Para poderem participar, as meninas terão de completar, no mínimo, oito anos até ao final de 2014. O vestido e todos os acessórios têm de ser brancos, pelo que não será permitido o uso de bege ou de qualquer outra cor, nem sapatilhas. Todos os horários deverão ser cumpridos na íntegra. A fogaça é leve e transportada à cabeça, em cima de uma pequena base de madeira – o tabuleiro. À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal oferece o almoço e a fogaça às meninas fogaceiras, oriundas de todo o Concelho.
08:43 | Seg, 6 Jan 2014
GCRPI