Cultura Grandes eventos

380 artistas do mundo concretizam “Sonho” Imaginarius nas ruas do centro histórico


Mais de 380 artistas concretizam parte do “Sonho” Imaginarius com a apresentação nos 12 palcos desta edição, de 35 espetáculos/intervenções, cumprindo, em 4 dias de festival – de 25 a 28 de maio –, 100 horas de programação. É na união entre os artistas e o público, que muitas vezes trocam de papel, na partilha de experiências, e na construção de memórias que o Sonho Imaginarius se completa.

É pelo Sonho, com ligação às mais diferentes correntes artísticas e linhas de pensamento, que segue a 22ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Pela sua capacidade de levar ao espaço público expressões artísticas multiculturais, multidisciplinares e um devaneio muito próprio a que este festival já habituou os seus públicos.

Toda a programação do Imaginarius está centrada no encantamento e na fantasia. Do Imaginarius Principal constam seis propostas artísticas, nacionais e internacionais: Aigua, da companhia espanhola Xa! Teatre; Cristal Palace, dos franceses Transe Express; La Grande Phrase, da também companhia francesa Didier Théron; os italianos do Teatro Per Caso trazem World of Wonder; a alegria da música ao vivo chega pelos algarvios Al-Fanfare. O artista mundialmente conhecido, Pep Bou, acompanhado por Martin Cattani, conduz-nos numa fascinante viagem ao mundo das bolhas de sabão com Bulle à Bulle, no palco do Cineteatro António Lamoso.

As Criações Imaginarius enriquecem o conteúdo da programação e dão palco a artistas e companhias de qualidade reconhecida. São seis criações de diferentes disciplinas artísticas em estreia absoluta no espaço público de Santa Maria da Feira. O INAC apresenta uma criação que nos fará olhar o céu e verificarmos o cruzamento de linhas que se produzem. Ponto de Partida é uma proposta de funambulismo que cria uma ligação entre esta técnica de circo, a pintura de Kandinsky e a composição musical dodecafônica.

A eslovena Danijela Zajc foi a vencedora do Mais Imaginarius 2022 e, por isso, nesta edição exibe-se com a Criação Imaginarius Perspective’s Gravity. Inês de Carvalho e a Companhia Tu Parles Top apresentam uma coprodução que, a partir de uma obra literária, cria uma entrada e percurso num mundo mágico com recurso a uma linguagem transversal entre a ilusão e a magia, o circo e o sonho.

Kefalé, da Companhia Teatro em Caixa; Pescadores da Lua, que nos traz o maravilhoso mundo do clown, pela Seistopeia; Os Colecionadores de Sonhos, da Ponto Produções; e Sons do Fijô, um projeto que à partida pode parecer desconexo do âmbito do festival, unindo as quatro bandas filarmónicas de Santa Maria da Feira num registo contemporâneo, completam as Criações Imaginarius.

O Imaginarius Infantil é uma área que ganha cada vez mais palco no festival de Santa Maria da Feira. O espaço privilegiado onde tudo acontece é o Rossio. Por ali encontramos as bolas de sabão do espetáculo Bufa i Rebufa, da Companhia Enlaire; o palco do espanhol Jam, um chapeleiro louco; paramos para o espetáculo da companhia Trócola, Potted; acompanhamos o veículo híbrido e bizarro do Teatro C’Art, na criação Woow; e temos de arranjar tempo para conhecer o circo dos sonhos ou Roda Viva de Inês de Carvalho e Cie Tu Parles Trop.

O Mais Imaginarius é uma seção do festival que desafia artistas emergentes de todo o mundo para a divulgação de projetos artísticos contemporâneos, multidisciplinares e inovadores no espaço público. São 16 as propostas artísticas a competir em diferentes palcos: A Body and Other Objets, de Ana Jordão (PT), All Strings Attached, de Anna Krazy (EE), Bien Joué, da Companhia Fermin Morá (AR), Tentación Divina, da Compañia Maiclown (AR), Input – Seu Corpo, Seu Clic, de Alex Lima (BR/PT), Do Nada, de Sophia Polyakova (PT), Lighthouse – Light Art Installation, de Fierce-Art (PT), Metarmofose, de Gustavo Silvestre (BR), Parranda, de Manshula Circo (AR), Round a Round, Franxi Natra Clowna (DE), Sin Creacion, de La Popi (AR/DE), Smile, de Rita Spider (PT), Strade Poetiche, Poetic Roads, de Rusty Brass Band (IT), Talchè, da companhia Davide Fontana (FR), Totemtango, pelo Teatro Bislacco (IT) e Vecinos, Vuelta e Media (ES).

O júri atribuirá um prémio ao melhor projeto artístico que ganhará a possibilidade de desenvolver uma nova criação a ser apresentada na edição de 2024 do Imaginarius. O público é também convidado a votar na proposta que considere mais interessante, no site do Imaginarius, para atribuição do prémio Escolha do Público.

Todos os espetáculos do Imaginarius têm acesso gratuito.

22ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua:
» 4 dias de programação;
» 383 artistas;
» 10 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Itália, Portugal;
» 37 companhias| artistas;
» 35 atuações /intervenções;
» 4 residências artísticas;
» 7 Criações Imaginarius;
» 3 instalações de arte pública;
» 3 workshops;
» 100 horas de conteúdos de programação;
» acesso gratuito.

É em Santa Maria da Feira que o sonho acontece. De 25 a 28 de maio, sonhe connosco!

 

Publicado a 10.05.2023