Município Sociedade Urbanismo

BUPi continua itinerância pelas freguesias do concelho de Santa Maria da Feira

Em sete meses de itinerância (de abril a outubro) pelas 31 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, o BUPi – Balcão Único do Prédio registou cerca de 9 000 prédios rústicos municipais. Terminada esta primeira fase, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira reforça a campanha de proximidade em diferentes freguesias, disponibilizando um balcão de atendimento, em períodos específicos, nos edifícios das juntas de freguesias.

Até ao dia 11 de novembro, o BUPi está, em simultâneo, em duas freguesias: em Vila Maior, encerrando a primeira fase do périplo por todas as freguesias iniciado em abril, e em Argoncilhe, dando início ao reforço desta campanha de proximidade do serviço à população, esclarecendo quaisquer dúvidas e partilhando informação útil.

Ainda em novembro e dezembro, o BUPi volta às freguesias de Romariz e Fiães, entre 14 e 25 de novembro, a Lobão e Arrifana, de 28 de novembro a 2 de dezembro, a Escapães, entre 5 e 9 de dezembro, a Vale e Canedo, de 12 a 23 de dezembro.

O registo de terrenos é fundamental para certificar os direitos de propriedade, considerando que a sua inscrição nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção do proprietário. É indispensável fazer o registo na Conservatória do Registo Predial que será gratuito ao apresentar a localização da propriedade, obtida através do BUPi. Além disso, o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno.

Aberto em julho de 2021, o BUPi permite aos feirenses identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade. Além da itinerância pelas freguesias do concelho, o BUPi está a funcionar em permanência na Unidade de Informação Geográfica da Câmara Municipal (Edifício do Urbanismo). O atendimento ao munícipe é efetuado por marcação prévia, através do T: 256370800, do Tlm: 967431740 ou do Email: bupi@cm-feira.pt.

O BUPi de Santa Maria da Feira resulta de uma candidatura ao Norte 2020 – “Cadastro Simplificado” e integra a Rede Nacional de Balcões BUPi.

A calendarização de todos os atendimentos nas freguesias está disponível aqui.

Publicado a 07.11.2022