Alameda Alfredo Henriques em Mozelos mais funcional e mais segura para os peões

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, visitou esta quinta-feira, 30 de junho, a requalificada Alameda Alfredo Henriques, em Mozelos, no âmbito das comemorações do 33º aniversário da vila mozelense. Integrada no programa de revitalização dos centros urbanos que a Autarquia tem em curso por todo o concelho, a obra representa um investimento superior a meio milhão de euros.

A empreitada de requalificação da Alameda Alfredo Henriques privilegiou a reorganização do espaço viário e pedonal, apostando na melhoria da via e dos passeios já existentes. Uma das intervenções mais significativas foi a sobrelevação do passeio junto ao Centro de Apoio Social e Tuna Musical de Mozelos, visando a redução da velocidade do tráfego automóvel e uma maior segurança para quem circula a pé.

Com uma duração aproximada de sete meses, a obra procurou tirar o melhor partido das infraestruturas viárias já existentes, propondo o redesenho e a pavimentação de passeios e arruamentos, mas mantendo as cotas inalteradas. O recurso a materiais ajustados a cada zona de intervenção, cumprindo os requisitos da acessibilidade nas zonas de atravessamento de peões, foi outra das prioridades deste projeto de requalificação.

Refira-se que a revitalização e humanização dos centros urbanos das freguesias continua a ser uma das prioridades do executivo liderado por Emídio Sousa, criando as melhores condições para que os feirenses usufruam em pleno do lugar onde vivem. “Continuamos a trabalhar o espaço urbano como um espaço humanizado, de vivências, para usufruto pleno das nossas populações”, sublinha o presidente da Câmara.

Só no decurso de 2021 e no primeiro semestre de 2022, o Município de Santa Maria da Feira concluiu oito empreitadas de requalificação urbana em sete freguesias, estando atualmente em fase de execução, concurso e projeto mais 41 obras de requalificação urbana por todo o concelho.

Publicado a 01.07.2022