Cultura

Concerto da Banda Sinfónica de Jovens no cenário idílico da Quinta do Castelo


É no cenário idílico da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, que a Banda Sinfónica de Jovens do concelho protagoniza, dia 25 de junho, às 21h30, o concerto de encerramento da 2ª edição da Academia de Verão, apresentando um repertório em torno da natureza e do clima. O espetáculo tem entrada livre.

Dirigida pelos alunos de master classe de direção de banda, sob a direção do maestro convidado Fernando Marinho, a Banda Sinfónica de Jovens vai apresentar-se em palco com 65 músicos da formação, aliando as componentes performativa e pedagógica.

“Este será um concerto especial por se tratar de um local magnífico, onde poderemos desfrutar de excelente música com uma envolvência natural deslumbrante e pelo facto do concerto ser dirigido por vários maestros com um repertório variado e pensado para o momento, explorando todas as valências que uma banda sinfónica nos pode oferecer”, adianta Paulo Martins, maestro titular da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Sobre o repertório do concerto, Paulo Martins destaca o modernismo de John Makey; a complexidade e brilhantismo do "Divertimento" do compositor suíço Oliver Waespi; a homenagem ao compositor Serge Lancen através de um dos hinos mais melodiosos escritos para banda; a emblemática obra "Pinheiros de Roma", de Ottorino Respighi; e o momento de encerramento com a música portuguesa de Nelson Jesus, um dos jovens compositores mais promissores da atualidade, com a sua "Sinfonietta Galaica".

Este concerto marca o encerramento da 2ª Academia de Verão, promovida pela Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, que possibilita aos formandos a frequência em master classes de instrumento, ministradas por diferentes professores de referência nacional e internacional, parte deles naturais do concelho de Santa Maria da Feira.

Esta edição da Academia vai realizar-se de 22 a 25 de junho e conta com as master classes realizadas pelos professores convidados Vítor Fernandes (clarinete), Dário Ribeiro (trompa), Manuel Luís Azevedo (Trompete), Álvaro Cortez (percussão) e Fernando Marinho (direção de banda).

 

Publicado a 15.06.2022