Cultura Grandes eventos

Imaginarius homenageia obra de José Saramago

No ano em que se assinala o centenário de José Saramago, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira celebra o regresso pleno ao espaço público e volta a homenagear a obra literária do Nobel da Literatura com a apresentação, em estreia absoluta, da instalação e performance multidisciplinar “Venham enfim as altas alegrias”. Uma criação do artista plástico Fábio Araújo, que propõe uma viagem pelos livros de Saramago nos jardins da Biblioteca Municipal, onde há 20 anos o escritor celebrou o seu 80º aniversário.

Inspirada no poema “Venham enfim”, de José Saramago, a instalação e performance multidisciplinar “Venham enfim as altas alegrias” traz à memória os romances, os poemas e os contos do Nobel da Literatura, num percurso construído com paletes de madeira, que transporta participantes e espectadores para lugares imaginários, povoados por fragmentos, ideias, citações, pistas e até rumores que remetem para o universo e o imaginário de Saramago.

Há livros que são incontornáveis neste percurso de dez estações, como “A Caverna”, “Ensaio Sobre a Cegueira” ou “Memorial do Convento”, entre outros, mas o artista plástico garante que nem só os que conhecem a obra literária de José Saramago devem interagir e participar. Fábio Araújo quer despertar a imaginação, a curiosidade e o interesse daqueles que nunca leram um livro ou um conto do Nobel da Literatura.

Durante o festival, os jardins da Biblioteca Municipal serão povoados por instalações com objetos construídos em residência e por um espaço de contemplação, integrado num percurso com múltiplas entradas e saídas, onde é o público que escolhe o que quer ver e o que quer fazer. Um exercício de liberdade plena e de descoberta permanente, onde nada é explícito nem linear.

A criação “Venham enfim as altas alegrias” encontra-se em fase de finalização e conta com a participação ativa de seis alunas do 11º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira (Alexandrina Costa, Ana Rebelo, Catarina Silva, Lara Jesus, Maria Louro e Maria Moreira), que há cerca de dois meses apoiam o artista Fábio Araújo na conceção e construção dos objetos que compõem a instalação, para além da participação que todas terão na performance durante o festival.

Resultado de um desafio lançado ao artista pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago, a criação de Fábio Araújo é uma das sete estreias nacionais do Imaginarius e será exibida nos dias 26, 27 e 28 de maio, sempre às 22h30, nos jardins da biblioteca.

Não é a primeira vez que o Imaginarius homenageia o Nobel da Literatura. Em 2011, o festival apresentou, em estreia nacional, a produção polaca "The Blind", da companhia KTO, baseada na obra "Ensaio Sobre a Cegueira". Em 2013, o espetáculo “Jangada de Pedra”, adaptação teatral da obra de José Saramago pelo grupo de teatro O Bando, estreou na 13ª edição do Imaginarius, na presença da mulher do escritor, Pilar del Rio. Marco de referência foi também a homenagem que o Município de Santa Maria da Feira prestou a José Saramago a 16 de novembro de 2002, data em que o Nobel da Literatura comemorou os seus 80 anos na Biblioteca Municipal.

O Imaginarius realiza-se de 26 a 29 de maio no espaço público de Santa Maria da Feira. Pelos 13 palcos do festival vão passar 178 artistas de 35 companhias originárias de 16 países, num total de 140 apresentações em 4 dias de programação. O programa completo encontra-se disponível em www.imaginarius.pt.

Publicado a 16.03.2022