Cultura

Programação do Cineteatro António Lamoso reflete aposta na diversidade artística


A programação do Cineteatro António Lamoso para o trimestre de abril a junho agrega espetáculos e projetos de diferentes disciplinas artísticas, alguns deles apoiados pela DGArtes, no âmbito da sua integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Club Makumba, AGIR e os atores Chico Diaz, Cassiano Carneiro e Sara Ribeiro são alguns dos nomes mais conhecidos da Cultura nacional que vão pisar este palco feirense.

No próximo sábado, 9 de abril, o Club Makunda lança o seu primeiro disco que viaja pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África Imaginada, originando uma música sem preconceitos e sem fronteiras. O Club Makumba é um dos mais recentes projetos musicais da cena cultural atual e teve origem numa parceria criada entre Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind, entre outros) e João Doce (Wraygunn), a quem se juntou Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo.

Ainda na música, os daguida, um projeto musical local, apresentam no Cineteatro António Lamoso, a 16 de abril, o seu tão esperado álbum de estreia, “À Porta de Casa”. Este seu trabalho pretende ser, como referem os daguida, “um manifesto individual e coletivo dos valores da fraternidade, da amizade, da solidariedade e do bem coletivo, alicerçado no humor e na sátira como arma contra as dificuldades do dia-a-dia da sociedade contemporânea”.

Os Sinfoniónicos regressam também em abril para “Celebrar a Democracia e a Liberdade” com o seu público mais fiel, crianças e famílias, no dia 24 de abril, um concerto comentado protagonizado pela Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira que conta com o apoio da DGArtes. A fechar este mês, no dia 30, o Ballet Contemporâneo do Norte leva à sala de oficinas do cineteatro, mais um workshop do seu ciclo anual Grau Zero da Companhia, este dedicado à composição coreográfica, com Nuno Cerdeira.

Em maio, Santa Maria da Feira integra a tour de AGIR, um dos mais reputados artistas da sua geração. AGIR sobe ao palco do António Lamoso, no dia 7, para apresentar o seu novo trabalho “Cantar Carneiros”. Também em maio, no dia 14, a companhia João Garcia Miguel apresenta a peça King Lear. A partir da obra homónima de William Shakespeare, três atores – Chico Diaz, Cassiano Carneiro, Sara Ribeiro – reconstroem esta história levando o público a refletir sobre a fragilidade humana, mais um espetáculo apoiado pela DGArtes.

É o primeiro projeto BCN para bebés dos 0 aos 3 anos e pretende proporcionar-lhes uma experiência performativa partilhada com os pais ou outros familiares. Este percurso experimental para bebés, que conta com o apoio da DGArtes, está marcado para os dias 11 e 12 de junho.

A programação completa do Cineteatro António Lamoso está disponível aqui. Os bilhetes estão disponíveis na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira, no Cineteatro António Lamoso e online.

 

Publicado a 07.04.2022