Município Cultura

Seis concertos ímpares em igrejas do concelho

Entre 7 de novembro e 12 de dezembro, o património religioso de Santa Maria da Feira será palco de seis concertos integrados no III Ciclo de Órgão de Tubos. Espetáculos ímpares, de acesso gratuito, para assistir nas tardes de domingo, sempre às 16h00, num roteiro que vai percorrer igrejas das freguesias de Sanguedo, Nogueira da Regedoura, Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira e Mosteirô. O francês David Cassan, organista principal do Oratório do Louvre, em Paris, é uma das presenças confirmadas e vai apresentar-se ao público na requalificada Igreja da Misericórdia.

São oito os músicos de renome, nacionais e internacionais, que vão participar no III Ciclo de Órgão de Tubos, apresentando um reportório criteriosamente selecionado, que faz antever seis concertos únicos e memoráveis. O evento terá como palcos privilegiados seis igrejas do concelho, que darão a conhecer os seus órgãos de tubos, cada um com a sua história e as suas especificidades.

O primeiro concerto, agendado para 7 de novembro, às 16h00, será marcado pela inauguração do órgão de tubos da Igreja Paroquial de Sanguedo, adquirido pela paróquia em 2019. O espetáculo estará a cargo do organista Rui Soares e da soprano Fabiana Magalhães, ambos feirenses, naturais da freguesia de Fiães, músicos profissionais com uma vasta experiência internacional.

No dia 14 de novembro, a Igreja Paroquial de Nogueira da Regedoura acolhe o segundo concerto deste ciclo, protagonizado pelo organista austríaco Stefan Donner, premiado em diversos festivais internacionais. O terceiro momento, agendado para 21 de novembro, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas, estará a cargo do organista polaco Karol Hilla, graduado pela Academia de Música de Gdansk e finalista laureado em inúmeras competições internacionais de órgão.

A Igreja Matriz de Santa Maria da Feira acolhe o quarto concerto deste ciclo, a realizar a 28 de novembro. O espanhol Pablo Caraballo, organista da Catedral de Valência, traz a Santa Maria da Feira a sua experiência internacional como solista, com inúmeros concertos pela Europa e Japão.

No dia 5 de dezembro, a recém-requalificada Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira será palco do quinto concerto, protagonizado por David Cassan, uma das personalidades mais destacadas da nova geração de organistas franceses. Organista principal do Oratório do Louvre, em Paris, Cassan vai tocar no primeiro órgão de tubos pensado, desenhado e concretizado de raiz em Santa Maria da Feira.

O sexto e último concerto terá lugar a 12 de dezembro, na Igreja Paroquial de Mosteirô, e estará a cargo do organista feirense António José Pedrosa, natural de Nogueira da Regedoura, e de Marco Maia, natural de Paredes, que fecham mais um ciclo de espetáculos singulares em itinerância pelo concelho.

O III Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira integra o programa municipal de descentralização cultural “Artes em Itinerância”, promovido pela Câmara Municipal desde 2018, que leva artistas e espetáculos às populações do concelho, num formato de itinerância sazonal, fomentando o acesso e proporcionando novas oportunidades de fruição cultural no território.

Publicado a 03.11.2021