Educação Desporto Juventude Sociedade

Concerto da Orquestra e Banda de Jovens celebra 25 anos de história e de memórias

O concerto comemorativo dos 25 anos da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira sobe ao palco do grande auditório do Europarque no dia 18 de setembro, às 18h00. O alinhamento integral do espetáculo não foi desvendado, pois reserva surpresas, mas sabe-se que será uma viagem pela história e memórias deste projeto musical e artístico, que influenciou o percurso de centenas de jovens do território, muitos deles com uma carreira musical de relevo no país e no estrangeiro.

A primeira parte do concerto será protagonizada por 54 músicos da Banda Sinfónica de Jovens, que farão a abertura em jeito de fanfarra, seguida de um momento de tango, terminando com o último andamento de uma das grandes obras executadas pela Banda Sinfónica, na sua participação no Concurso Internacional de Bandas da Cidade de Valência, em 2005, que retrata um pouco a música de “West Side Story”, do grande compositor e maestro Leonard Bernstein.

A segunda parte, a cargo de 54 músicos da Orquestra Sinfónica de Jovens, iniciará com a “Dança Húngara nº5” de Brahams, seguida de uma enérgica obra de ritmos sul-americanos. O concerto encerra com a música de Luís Freitas Branco o “Fandango”, de suite alentejana, que transportará o público para a riqueza do folclore daquela região.

Pelo meio, o alinhamento do espetáculo reserva surpresas, que prometem marcar e eternizar o percurso de 25 anos de um projeto artístico considerado exemplo nacional, pela sua longevidade, pelas oportunidades que proporciona a inúmeros jovens de Santa Maria da Feira e pela sua relevância na difusão cultural e artística.

Foram várias as gerações de músicos que passaram pela Orquestra e Banda, usufruindo de formação musical e artística num projeto pedagógico inovador que, para muitos, foi uma rampa de lançamento para uma via profissionalizante no mundo da música.

Desde a sua génese que o projeto Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens contou com a experiência formativa de maestros de referência, nacionais e internacionais, entre eles Osvaldo Ferreira, Carlos Fontes, Leonardo Barros, Ivo Cruz, Sokhiev Tugan, Joana Carneiro, Cesário Costa, Ernest Schelle, José Pascual Vilaplana e Jan Cober, António Saiote, Teodoro Aparício Barberán, Rafael Garrigos, Henrie Adams. Acompanhou ainda solistas de renome nacional e internacional, como Sofia Escobar, Vozes da Rádio, Ana Bacalhau, Iria Perestrelo, Pedro Rodrigues, Kyrill Rybakov, Luis Carvalho, Paulo Barros, João Moreira, Dário Ribeiro, Telma Reis, Heloisa Ribeiro, Ana Maria Ribeiro, Eva Morais, Carla Rodrigues, José Américo Belinha, Hélder Tavares, Filipe Pereira, Catarina Rebelo, Luís Gomes, entre outros. Atualmente, a direção artística é do maestro Paulo Martins.

Com um extenso percurso de atuações dentro e fora de portas, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens levou longe o nome de Santa Maria da Feira, atuando em inúmeras salas de espetáculos do país, mas também de Espanha, França, Itália, Bulgária e Alemanha.

Pela sua qualidade artística e pedagógica, este projeto é apoiado pelo Ministério da Cultura, Direção Geral das Artes das Artes e Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Os bilhetes para o concerto comemorativo dos 25 anos da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens encontram-se disponíveis na ticketline. A lotação é limitada e o uso de máscara é obrigatório.

Publicado a 08.09.2021