Desporto Ambiente

Trilho do Rio Uíma sinalizado e homologado

Os entusiastas dos percursos pedestres e do desporto na natureza já podem percorrer livremente o Trilho do Rio Uíma – agora sinalizado e homologado – sem necessidade de guia ou outros recursos de apoio. Com uma extensão de quatro quilómetros e um grau de dificuldade baixo, este percurso proporciona uma enriquecedora viagem de descoberta do património natural e paisagístico da zona ribeirinha do Uíma.

O “PR1 SMF – Trilho do Rio Uíma” é um percurso linear de pequena rota, localizado nas margens do Rio Uíma, com passagem pelas freguesias de Caldas de S. Jorge, Pigeiros e Escapães, no concelho de Santa Maria da Feira. Ao longo de quatro quilómetros, os caminhantes são surpreendidos por pontes e açudes, moinhos de água e parques de lazer, cascatas e levadas, para além da fauna e da flora características desta zona ribeirinha, povoada por imponentes árvores centenárias.

São 15 os percursos pedestres atualmente identificados no Município de Santa Maria da Feira, que totalizam cerca de 160 quilómetros de extensão. A informação relativa a cada um deles encontra-se disponível AQUI, em permanente atualização. São trilhos com características e dificuldades distintas, que permitem explorar o concelho a caminhar, a correr ou em BTT, em várias freguesias do concelho: “Trilho das Três Pontes” (Fornos); “Caminhos Rurais”, “À Descoberta dos Açudes”, “Travessia das Pontes” e “Trilho do Rio Uima” (Caldas de S. Jorge, Pigeiros e Escapães); “Rota do Castelo” e “Capela de Santo André” (Santa Maria da Feira); “Na Encosta dos Mirtilos” (Romariz); “Caminho dos Moinhos” (Pigeiros); “Raide ao Camouco” e “Caminhos do Porto Carvoeiro” (Canedo); “Rota das Capelas” (Vila Maior); “Trilhos e Vielas” (UF Souto e Mosteirô); “Pelos Vales dos Rios Ul, Inha e Uíma” (Romariz); e o circuito urbano “Percurso com História” (centro histórico de Santa Maria da Feira). A extensão destes percursos varia entre os dois e os 20 quilómetros e, exceto o trilho agora sinalizado e homologado, só poderão ser realizados com o Track GPS (aplicação disponível para Android e iOS), uma vez que ainda não se encontram assinalados nos locais.

A beleza natural e a diversidade de trilhos dispersos pelo território feirense motivaram a criação e dinamização do grupo “Percursos Pedestres – Santa Maria da Feira” pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, na rede social Facebook. Atualmente, são cerca de seis mil os membros deste grupo, que têm em comum o gosto pelo desporto em contacto com a natureza.

O grande objetivo desta comunidade é a partilha de experiências nos percursos pedestres do concelho, através da publicação de testemunhos, fotografias e vídeos, mas também curiosidades, sugestões, alertas e recomendações.

Para mais informações e esclarecimentos sobre os percursos pedestres de Santa Maria da Feira, os interessados devem contactar o Gabinete de Desporto, através do telefone: 256 370 887 ou email desporto@cm-feira.pt.

Publicado a 10.08.2021