Sociedade

Como abordar a temática da sexualidade junto de crianças e jovens com deficiência?

“A Sexualidade – Prevenir Riscos e Potenciar Fatores de Proteção” é o tema do V Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar, agendado para 18 de junho, às 18h00, na plataforma Zoom. Uma escolha consensual, partilhada por cuidadores em edições anteriores deste encontro, que demonstraram interesse e necessidade de discutir e partilhar estratégias de abordagem desta temática junto das suas crianças e jovens, numa lógica de prevenção de eventuais riscos.

A relevância dos temas abordados nos últimos quatro encontros e a sua realização no formato online têm possibilitado uma participação cada vez mais abrangente, com inscrição de cuidadores de diferentes pontos do país, que encontram nestas sessões um relevante espaço de partilha de testemunhos e experiências, ajustado ao perfil dos destinatários.

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e moderado pela vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro, o V Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar conta com a participação da sexóloga Sónia Azevedo Fernandes, que partilhará estratégias que ajudem os cuidadores a abordar a temática da sexualidade junto das suas crianças e jovens, numa lógica de prevenção de eventuais riscos. Nestes encontros, todos os cuidadores têm voz e são convidados a participar, porque é na partilha que se encontram soluções e ultrapassam dificuldades comuns.

Foi no início de 2020 que um grupo de cuidadores – pais de crianças e jovens com deficiência em idade escolar de Santa Maria da Feira – sentiu necessidade de criar um espaço para partilhar experiências e, simultaneamente, encontrar respostas ajustadas às necessidades efetivas das suas famílias. Com o apoio da Autarquia e o acompanhamento permanente de uma equipa profissional multidisciplinar, a ideia passou à prática e já deu frutos, sobretudo ao nível da capacitação.

Ao longo do último ano foram vários os temas de interesse dos cuidadores abordados nos diferentes encontros periódicos, dos quais se destacam o estatuto do cuidador informal, as necessidades de cuidados emocionais e de saúde dos cuidadores, os direitos e deveres das crianças e jovens, a capacitação das famílias, os apoios disponíveis e as respostas da comunidade, e os desafios dos cuidadores em tempo de pandemia.

Tal como os anteriores, este encontro é dirigido aos cuidadores de crianças e jovens com deficiência, mas está aberto a todos os interessados nesta temática. As inscrições decorrem até 15 de junho.

Publicado a 09.06.2021