Espetáculos com público regressam ao Cineteatro na última semana de abril

Acompanhando o plano de desconfinamento gradual do Governo, o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, retomará a programação presencial na última semana de abril, com o concerto “Sinfoniónicos – Celebrar a Liberdade”, no dia 25, e a stand-up comedy “Sofá de Pau”, no dia 28. As propostas agendadas para as semanas anteriores mantêm as plataformas digitais como palco privilegiado.

Alexandre Soares, Angelica Salvi e Krake abrem o ciclo mensal de programação, no dia 14 de abril, às 21h30, com um espetáculo em live-streaming, integrado no À4HÁ e com curadoria da Basqueiro – Associação Cultural. Três músicos de excelência, oriundos de universos totalmente distintos, juntam-se no Cineteatro António Lamoso para “um fenómeno de rara beleza e inusitada aparição”. Para assistir a este concerto sem guião, em que o enredo é escrito no próprio palco, basta aceder a uma das três plataformas digitais disponíveis: youtube, instagram e facebook.

No dia 17 de abril, às 10h00, o Ballet Contemporâneo do Norte (BCN) dinamiza o workshop “Dança – Criação e Coreografia”, através da plataforma Zoom. A coreógrafa e performer Mariana Tengner Barros, licenciada em Dança pela Northern School of Contemporary Dance (Reino Unido), partilha com os participantes algumas das ferramentas que usa nas suas criações, na transição de uma ideia para a matéria – corpo e objetos. Os interessados em participar neste workshop gratuito – limitado a 20 participantes, maiores de 15 anos – devem inscrever-se através do e-mail bcnproducao@gmail.com.

“Sinfoniónicos – Concertos Comentados para Famílias” é o espetáculo que marca o regresso do público à sala principal do Cineteatro António Lamoso, no dia 25 de abril, às 11h00, protagonizado pela Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, com direção musical de Paulo Martins e apresentação de Jorge Castro Ribeiro. “Celebrar a Liberdade” propõe-se explorar várias facetas e ligações entre a música e o conceito de Liberdade: a liberdade de pensar e de existir, mas também a liberdade na criação artística, nomeadamente a possibilidade de subverter as premissas estilísticas de certas obras.

A programação de abril fecha com um espetáculo presencial de stand-up comedy, no dia 28, às 21h00, integrado no À4HÁ. “Sofá de Pau” nasce das mentes de João Faquire e Mário Moreira – ambos humoristas e radialistas; o segundo é também youtuber – e resulta numa conversa sobre o tudo e o nada, não deixando cair a acidez, a boa disposição e o humor que lhes são inerentes. “Seria, no fundo, uma ‘Conversa da Treta’ se o Toni e o Zezé tivessem tirado o 9º ano”, lê-se na sinopse do espetáculo.

Considerado uma das mais brilhantes estrelas de stand-up comedy da sua geração, João Faquire já atuou ao lado de grandes nomes como Joel Ricardo Santos, João Seabra, Miguel 7 Estacas, Mário Moreira e Nuno Lacerda. O humorista tem um talk show no youtube chamado “No Sofá é Que é Bom” e já passou por algumas rádios para fazer rir os ouvintes.

Mário Moreira destaca-se pela sua figura imponente e pela imponência do seu sentido de humor e capacidade crítica assentes nas suas experiências e vivências, criando uma relação de proximidade e empatia com o público.

O regresso dos espetáculos presenciais ao Cineteatro António Lamoso será acompanhado pelo cumprimento rigoroso de todas as normas determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

Publicado a 07.04.2021