Cuidadores de crianças com deficiência partilham desafios agravados pela pandemia

São experiências contadas na primeira pessoa. Testemunhos de cuidadores de crianças e jovens com deficiência em idade escolar que viram agravar os seus índices de ansiedade e sofrimento psicológico durante a pandemia. No dia 5 de março, às 18h00, encontram-se na plataforma Zoom para partilhar e debater “Desafios dos Cuidadores em Confinamento”.

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e moderado pela vereadora da Educação, Desporto e Juventude, Cristina Tenreiro, o IV Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar será mais um relevante momento de diálogo e partilha entre cuidadores, que enfrentam desafios comuns agravados pela pandemia.

Comuns são também os impactos na saúde mental destes cuidadores, que revelam índices mais elevados de ansiedade e de sofrimento psicológico nos períodos de confinamento. Reflexo dos receios associados a um risco acrescido de infeção por Covid-19 nas crianças e jovens com deficiência, mas também à constante incerteza perante a redução, ou mesmo o encerramento, de respostas de apoio complementar às famílias devido à pandemia.

Foi no início de 2020 que um grupo de cuidadores – pais de crianças e jovens com deficiência em idade escolar de Santa Maria da Feira – sentiu necessidade de criar um espaço para partilhar experiências e, simultaneamente, encontrar respostas ajustadas às necessidades efetivas das suas famílias. Com o apoio da Autarquia e o acompanhamento permanente de uma equipa profissional multidisciplinar, a ideia passou à prática e já deu frutos, sobretudo ao nível da capacitação.

Ao longo do último ano foram vários os temas de interesse dos cuidadores abordados nos diferentes encontros periódicos, dos quais se destacam o estatuto do cuidador informal, as necessidades de cuidados emocionais e de saúde dos cuidadores, os direitos e deveres das crianças e jovens, a capacitação das famílias, os apoios disponíveis e as respostas da comunidade.

Tal como os anteriores, este encontro é dirigido aos cuidadores de crianças e jovens com deficiência, mas está aberto a todos os interessados nesta temática. As inscrições decorrem até 4 de março.

Publicado a 24.02.2021