Formação acreditada para educadores de infância
Estão abertas as incrições para a formação "O modelo de resposta à intervenção na educação pré-escolar", dirigida aos educadores de infância que participam no projeto municipal O Crescer do Ler e Ser.
Esta oficina, acreditada pelo Centro de Formação Terras Santa Maria, pretende dotar os participantes de ferramentas e competências de ação educativa que os permita conhecer e acompanhar individualmente o progresso – conhecimentos, as atitudes e os comportamentos – de cada criança.
A proposta pretende, assim, explorar a aplicação das abordagens multinível em domínios essenciais para uma aprendizagem efetiva no pré-escolar – Literacia, Matemática e Socioemocional – e apresentar ferramentas das novas tecnologias no contexto da promoção do desenvolvimento na infância.
Os interessados devem efetuar a inscrição aqui até 26 de janeiro. Inscrição obrigatória e limitada a 15 participantes.
Informações
Oficina de Formação: Crescer do Ler e Crescer do Ser – O modelo de resposta à intervenção na educação pré-escolar
Dias da Semana: 3ª e 5ª feira
Horário: 17h30 – 19h30
Cronograma
Início: 02/02/2021
Sessão de abertura presencial
25 horas de formação online
25 horas de trabalho autónomo
Destinatários da ação: Educadores de Infância participantes no projeto “O Crescer do Ler e Ser”
Enquadramento da ação:
Para os docentes, a idiossincrasia de competências, conhecimentos, atitudes e comportamentos dos seus alunos representa um grande desafio, dado que a sua ação pedagógica deverá corresponder a uma diversidade e multiplicidade de oportunidades educativas, respondendo a todas as necessidades e garantindo as condições para uma aprendizagem efetiva.
Neste sentido, a política de educação inclusiva portuguesa (Decreto-Lei n.º 54/2018) preconiza uma abordagem multinível que contempla uma ação educativa centrada no aluno. É essencial prestar atenção ao progresso de cada criança e permitir que todas as crianças – independentemente do nível de realização – sejam valorizadas da mesma forma enquanto participantes e alunos ativos com o seu grupo de pares e que consigam o apoio de que precisam para progredir.
Esta ação de formação visa a promoção das competências de ação educativa acima mencionadas, através da exploração do Modelo Response to Intervention (RtI). O RTI propõe um sistema multinível de prevenção que se operacionaliza através de três níveis de apoio, permitindo uma identificação e intervenção precoces, identificando os alunos que estão em risco e monitorizando o progresso de todos os alunos para que seja possível a ajustar o tipo, a intensidade e a frequência da intervenção. Cada aluno recebe uma instrução baseada na evidência, sendo que a implementação dos níveis de apoio considera a resposta do aluno à intervenção.
Nesse sentido, esta proposta de formação explora a aplicação das abordagens multinível em domínios essenciais para uma aprendizagem efetiva no pré-escolar – Literacia, Matemática e Socio emocional – e apresenta ferramentas das novas tecnologias no contexto da promoção do desenvolvimento na infância.
Publicado a 14.01.2021