Formação acreditada para educadores de infância

Estão abertas as incrições para a formação "O modelo de resposta à intervenção na educação pré-escolar", dirigida aos educadores de infância que participam no projeto municipal O Crescer do Ler e Ser.

Esta oficina, acreditada pelo Centro de Formação Terras Santa Maria, pretende dotar os participantes de ferramentas e competências de ação educativa que os permita conhecer e acompanhar individualmente o progresso – conhecimentos, as atitudes e os comportamentos – de cada criança.

A proposta pretende, assim, explorar a aplicação das abordagens multinível em domínios essenciais para uma aprendizagem efetiva no pré-escolar – Literacia, Matemática e Socioemocional – e apresentar ferramentas das novas tecnologias no contexto da promoção do desenvolvimento na infância.

Os interessados devem efetuar a inscrição aqui até 26 de janeiro. Inscrição obrigatória e limitada a 15 participantes.

Informações

Oficina de Formação: Crescer do Ler e Crescer do Ser – O modelo de resposta à intervenção na educação pré-escolar

Dias da Semana: 3ª e 5ª feira

Horário: 17h30 – 19h30

Início: 02/02/2021

Sessão de abertura presencial

25 horas de formação online

25 horas de trabalho autónomo

Destinatários da ação: Educadores de Infância participantes no projeto “O Crescer do Ler e Ser”

Enquadramento da ação:

Para os docentes, a idiossincrasia de competências, conhecimentos, atitudes e comportamentos dos seus alunos representa um grande desafio, dado que a sua ação pedagógica deverá corresponder a uma diversidade e multiplicidade de oportunidades educativas, respondendo a todas as necessidades e garantindo as condições para uma aprendizagem efetiva.

Neste sentido, a política de educação inclusiva portuguesa (Decreto-Lei n.º 54/2018) preconiza uma abordagem multinível que contempla uma ação educativa centrada no aluno. É essencial prestar atenção ao progresso de cada criança e permitir que todas as crianças – independentemente do nível de realização – sejam valorizadas da mesma forma enquanto participantes e alunos ativos com o seu grupo de pares e que consigam o apoio de que precisam para progredir.

Esta ação de formação visa a promoção das competências de ação educativa acima mencionadas, através da exploração do Modelo Response to Intervention (RtI). O RTI propõe um sistema multinível de prevenção que se operacionaliza através de três níveis de apoio, permitindo uma identificação e intervenção precoces, identificando os alunos que estão em risco e monitorizando o progresso de todos os alunos para que seja possível a ajustar o tipo, a intensidade e a frequência da intervenção. Cada aluno recebe uma instrução baseada na evidência, sendo que a implementação dos níveis de apoio considera a resposta do aluno à intervenção.

Nesse sentido, esta proposta de formação explora a aplicação das abordagens multinível em domínios essenciais para uma aprendizagem efetiva no pré-escolar – Literacia, Matemática e Socio emocional – e apresenta ferramentas das novas tecnologias no contexto da promoção do desenvolvimento na infância.

Publicado a 14.01.2021