Imaginarius: cinco chamadas públicas para seleção de projetos artísticos

O prazo para as candidaturas às cinco Chamadas Públicas lançadas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira para o Imaginarius 2021 – Festival Internacional de Teatro de Rua foi alargado até ao dia 31 de dezembro, permitindo a participação de um maior número de artistas e entidades artísticas. Estas Chamadas Públicas reforçam a aposta da autarquia na Cultura, numa altura especialmente difícil para o setor, criando novas oportunidades para os agentes culturais locais, nacionais e internacionais.

Os 20 anos do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, que coincidem também com a sua 20ª edição, ficarão marcados pela transição verde e digital no festival que, sendo já objetivos estratégicos definidos para a Cultura para o ciclo 2018-2021, perante a realidade atual tornaram-se ainda mais pertinentes.

Entre 27 e 30 de maio, o Imaginarius apresenta-se aos públicos num formato misto, conciliando na sua programação espetáculos presenciais, no espaço público do centro histórico de Santa Maria da Feira, com uma nova secção no festival exclusivamente digital.

Além do Concurso Internacional Mais Imaginarius e da Chamada de Apoio à Criação Local, a autarquia feirense avançou, este ano, com mais três chamadas – Artes Digitais, Arte Urbana e Filme Documentário –, para a seleção de projetos locais, nacionais e internacionais, que integrarão a programação do Imaginarius’21, em conjunto com a reprogramação do Imaginarius 2020.

O júri das diferentes chamadas é formado por personalidades de prestígio nacional e internacional, nomeadamente Cíntia Gil, Diretora do Festival Documental de Sheffield (Sheffield Doc/Fest), Lara Seixo Rodrigues, CEO da Mistaker Maker – Plataforma de Intervenção Artística ou Julieta Aurora dos Santos, Encenadora e Diretora Artística da Companhia Teatro do Mar e da MAR – Mostra de Artes de Rua.

O ano de 2021 marca simultaneamente, o 20º aniversário e a 20ª edição do Imaginarius, um feito histórico de um festival de referência, em Portugal e na Europa, para as Artes de Rua, que se construiu a partir de diversas comunidades, entidades vivas e participantes do festival. Importa, por isso, preservar, através de uma obra de cinema documental, todo este percurso, constituindo um acervo de memórias futuras, do seu território, comunidade artística e população. A Call Filme Documentário lança o desafio a artistas de audiovisuais e realizadores de cinema documental, nacionais ou internacionais, para apresentarem propostas originais com vista à realização de um filme documentário do Imaginarius, com estreia marcada na 20ª edição, entre 27 e 30 de maio. Ao projeto selecionado, será atribuído um valor monetário de 10 000 euros.

A pandemia só veio acelerar o caminho já delineado para o Imaginarius, com novos desafios no campo digital. É neste âmbito que surge a Call – Artes Digitais que pretende promover uma convocatória no âmbito das artes digitais, nomeadamente para a apresentação de trabalhos criativos com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, audiovisuais e multimédia. Integrarão a programação do festival dois projetos selecionados, que serão contemplados com uma bolsa de apoio de 2 000 euros cada.

Nesta 20ª edição, a Câmara Municipal vai associar o Imaginarius às comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, promovendo uma intervenção artística no espaço público, concretamente a pintura de um mural na lateral da Casa-Escola daquela instituição. Da Call Arte Urbana, que resulta da parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Feira, surgirão projetos que darão forma a um Mural que perpetue a identidade e a memória da corporação, bem como a sua ligação ao território, através da cultura, da comunidade e da sua história. Ao projeto vencedor será atribuído um prémio no valor de 2 000 euros, estando ainda prevista a seleção de mais dois projetos que, além da distinção com menção honrosa, recebem um prémio de participação, no valor de 200 euros.

A competição internacional Mais Imaginarius, adaptada à nova realidade, adotará, nesta edição, um novo modelo, procurando projetos que possam ser apresentados com recurso a meios e plataformas digitais. Nesta call, dirigida a artistas emergentes, nacionais e internacionais, serão selecionados cinco projetos para serem apresentados em formato digital, aos quais a Câmara Municipal atribui uma bolsa no valor de 1 300 euros.

Call Apoio à Criação Local volta a desafiar associações e companhias locais, bem como artistas independentes, naturais ou residentes em Santa Maria da Feira, para apresentação de candidaturas, de forma individual ou coletiva, com vista ao desenvolvimento de novas criações e a sua apresentação no espaço público, no âmbito da 20ª edição do Imaginarius, mantendo viva a atividade cultural e reforçando o apoio ao ecossistema cultural do território de Santa Maria da Feira. Às duas criações selecionadas nesta Call será atribuída uma bolsa de apoio a cada projeto, no valor de 4 000 euros.

As candidaturas para as cinco Chamadas Públicas – Filme Documentário, Artes Digitais, Arte Urbana, Mais Imaginarius e Apoio à Criação Local – estão abertas até ao dia 31 de dezembro. As normas e formulários estão disponíveis aqui.

Publicado a 21.12.2020