Cultura

LOOP dá palco virtual à dança através de artistas locais, nacionais e internacionais


Em 2020, o festival adapta-se ao formato on-line e coloca os holofotes sobre o diálogo, a comunidade e a dança criada no momento – Freestyle. Haverá documentários, workshops, talks e muito mais para quem não quiser perder a quarta edição deste evento primordial da dança.

Criado em 2017, LOOP nasceu como um festival pioneiro que dava a oportunidade a coreógrafos emergentes de experimentar ideias, desenvolver pesquisas e expor trabalhos através de vocabulários como o Breaking, Hip Hop, House, Locking, Popping, entre outros, numa abordagem pura ou cruzada com várias expressões artísticas que retratam um pensamento contemporâneo.

Este ano, o LOOP Festival abraça a nova realidade e reformula-se por completo, apresentando-se excecionalmente em formato totalmente digital e com acesso gratuito. Alguns segmentos serão exclusivos, sendo o acesso condicionado a inscrição através de preenchimento de formulário próprio, como acontece com o documentário. O festival propõe-se a unir diferentes geografias numa plataforma só e a permitir que qualquer pessoa do país possa participar e assistir. Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, os interessados podem aceder aqui aos conteúdos, que incluem a reprodução de um documentário, workshops e talks, entre muitas outras atividades, numa abertura ao diálogo, à comunidade e à dança criada no momento – Freestyle. As inscrições devem ser efetuadas aqui.

A nova temporada do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, iniciou em setembro e tem abarcado vários momentos culturais das mais diversas tipologias. LOOP será mais um desses momentos, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais, com foco em preservar a qualidade e diversidade artística, incentivar a proximidade humana e relembrar em ação a importância da Arte e da Cultura em tempos de distanciamento.

 

Publicado a 29/10/2020.