Município Juventude

Conversas em locais improváveis mostraram o entusiasmo da juventude

O sucesso das SMF Youth Talks verifica-se, mais uma vez, pelo número de participantes que se inscreveram e participaram no evento. As temáticas abordadas – À Descoberta do Mundo, Inteligência Artificial e Novas Gerações – reuniram os mais curiosos em locais improváveis de Santa Maria da Feira nos dias 12, 19 e 26 de setembro.

O registo é informal e os participantes apenas são avisados, por SMS, do local do evento 24h antes do mesmo acontecer. O conceito das SMF Youth Talks cativou, mais uma vez, os jovens, com idades entre os 16 e os 30 anos, que marcaram presença nos sábados de setembro em locais improváveis do concelho de Santa Maria da Feira à procura de respostas sobre as temáticas da atualidade abordadas.

No dia 12 de setembro, a moderação da talk ‘À Descoberta do Mundo’, que decorreu nas margens do rio Inha em Canedo, ficou a cabo da jovem Rita Ribeiro e contou com os oradores Filipe Morato, responsável pelo blog de viagens ‘Alma de Viajante’ e presidente da Associação de Bloggers de Viagens Portugueses, e João Amorim, responsável pelo projeto Follow the Sun e vencedor da 1.ª edição do concurso Associação Gap Year Portugal.

Inteligência Artificial’ foi o tema da talk do dia 19 de setembro, moderada pelo jovem Emanuel Alexis, envolvendo João Pedro Pereira, jornalista do Público e coordenador de projetos digitais, e Rita Ribeiro, diretora do Mestrado em Data Science na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora no grupo LIAAD do INESCTEC – Laboratório de Inteligência Artificial. A talk teve lugar na empresa Eurotagar em Arrifana.

Em último lugar, a talk ‘Novas Gerações’, que se realizou no Primário em Fiães no dia 26 de setembro, teve moderação do ex-Jovem Autarca Bruno Souza e contou com os oradores Joaquim Madrinha, editor responsável pelas áreas de investimento, inovação empresarial e empreendedorismo na revista Forbes, e Diana Carvalho, socióloga a fazer investigação no Centro de Investigação de Estudos de Sociologia – IUL/ISCTE nas temáticas da família, juventude e transições para a vida adulta.

Seguindo todas as recomendações da Direção-geral da Saúde, as talks acolheram, no total, cerca de uma centena de jovens, o que demonstra o sucesso da iniciativa e dá o mote para a preparação da edição de 2021, cujas datas já estão estipuladas: 4, 11 e 18 de setembro. As SMF Youth Talks são conversas de reflexão, contraditório e inspiração, que têm lugar em locais improváveis, através das quais se pretende potenciar momentos de aprendizagem, partilha, consciencialização e crescimento.

Publicado a 28/09/2020