Cultura Sociedade

Filme ‘Yesterday’ na Biblioteca Municipal

Jack, um compositor falhado, sofre um acidente e acorda numa realidade alternativa. Quando toca a música ‘Yesterday’ numa festa, todos pensam ser da sua autoria. Perplexo, percebe que ninguém se lembra dos Beatles e decide aproveitar para finalmente impulsionar a sua carreira, plagiando as músicas intemporais da banda.

Baseado numa premissa inverosímil, o filme ‘Yesterday’ recebeu o aval dos membros originais da banda The Beatles, que se viram ‘obliterados’ neste filme depois de um apagão global. O único a não sofrer as consequências do mesmo foi Jack, o protagonista, interpretado por Himesh Patel, que sofre um acidente e acorda no hospital como o único ser humano a ter alguma recoleção da banda inglesa.

Na festa de boas-vindas que os amigos lhe preparam, o compositor falhado decide cantar a música ‘Yesterday’. Surpresos, os amigos aplaudem e questionam de onde veio a inspiração para aquela música. The Beatles, ninguém conhece. Perplexo, Jack toca música atrás de música da banda e aproveita a onda de elogios para lançar a carreira que nunca teve. Pelo percurso, faz duetos com Ed Sheeran, passeia por Liverpool e apaixona-se pela jovem Ellie (Lily James), até que o segredo é descoberto e John Lennon entra em cena para o encorajar a viver com verdade.

A comédia romântica é realizada pelo cineasta Danny Boyle, diretor de Trainspotting e Quem Quer Ser Bilionário, com guião de Richard Curtis, co-criador de Mr. Bean e argumentista de filmes como Quatro Casamentos e um Funeral, Notting Hill e O Amor Acontece. Para ver na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira no dia 14 de novembro, às 21h30, com o custo de 1€ para leitores da Biblioteca e 2€ para o público em geral.