Município Cultura

Regulamento do Programa de Apoio à Cultura em consulta pública

Está a decorrer, até ao dia 26 de novembro, o período de consulta pública do regulamento do novo Programa de Apoio à Cultura que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou recentemente e que se assume como um programa estratégico para o desenvolvimento cultural do território, tendo como princípio base o envolvimento de todo o ecossistema cultural local.

O Regulamento do Programa de Apoio à Cultura está disponível para consulta, em formato digital, aqui, e em papel, nos serviços de atendimento ao público, no edifício dos Paços do Concelho, de 2ª a 6ª feira, das 9:00h às 17:00h.

Os interessados em formular sugestões podem fazê-lo, dirigindo-as ao Presidente da Câmara Municipal e enviando-as por email – santamariadafeira@cm-feira.pt –, por via postal – Praça da República, 135, 4520-234 Santa Maria da Feira – ou pessoalmente, nos serviços municipais de atendimento, com identificação expressa do assunto, nome e morada.

O novo Programa de Apoio à Cultura irá alargar e adequar as medidas de apoio à Cultura às atuais dinâmicas socioculturais e perspetivas de desenvolvimento futuro dirigidas aos agentes culturais que atuam sobre o território de Santa Maria da Feira, fomentando e suportando ações e processos de criação, de programação, bem como atividades pontuais.

Este mecanismo de apoio à cultura define três medidas distintas: Medida 1 – Criação Local com apoios dirigidos às pessoas coletivas sem fins lucrativos e também para pessoas singulares; Medida 2 – Parcerias de Programação, com apoios para projetos anuais e plurianuais; Medida 3 – Apoio a atividades de caráter pontual com procedimento simplificado.

O Programa de Apoio à Cultura potenciará toda a dimensão da cultura popular, das artes tradicionais, do património material e imaterial, bem como dos recursos endógenos do território, calibrando as sinergias para aliar o tradicional ao contemporâneo e fortalecer a identidade cultural de Santa Maria da Feira.