Artes em Itinerância | IV Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira - 27 nov.

27 de novembro

Igreja da Misericórdia, Santa Maria da Feira

[+] INFO AQUI

Os órgãos de tubos têm uma forte presença no património cultural e religioso de Portugal. Implementados, inicialmente, para cumprir a função de animação litúrgica do culto religioso católico, hoje são verdadeiras obras de arte, cuja relevância vai muito mais além da dimensão religiosa ou da sua imponência arquitetónica nos locais onde os encontramos.

Atualmente, os órgãos de tubos são instrumentos musicais com sonoridades únicas que podem ser exploradas em novos contextos musicais. É essa a proposta do Ciclo de Órgãos de Tubos de Santa Maria da Feira. O nosso território dispõe de seis órgãos de tubos em diferentes igrejas e em pleno funcionamento. Todos estes órgãos foram construídos por organeiros de renome internacional que, em cada um, deixaram a sua marca, incutindo diferenças específicas de sons e ambientes.

Aproveitando este património cultural, musical e religioso, nos meses de outubro e novembro, terá lugar o IV Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira, com concertos agendados para as igrejas de Sanguedo, Nogueira da Regedoura, Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira (Matriz e Misericórdia) e Mosteirô. Sob a direção artística do organista feirense Rui Soares, foram convidados organistas e músicos nacionais e internacionais para integrar uma programação única de afirmação da intemporalidade do órgão de tubos na música.

Início/Fim: 2022-11-27 /
Local: Igreja da Misericórdia, Santa Maria da Feira