praia fluvial da mâmoa


A Praia Fluvial da Mâmoa, situada na bacia hidrográfica do Rio Úl, com uma área de cerca de 2 hectares, foi designada como água balnear, pela primeira vez, no verão de 2013. Desde 2017 tem sido classificada, em termos de qualidade da água, como excelente.

Esta classificação de excelência permitiu a distinção pela Quercus, em 2023, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro 2023”.

Em 2020 foi galardoada pela primeira vez com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade que distingue a Praia Fluvial da Mâmoa pela obtenção dos padrões de excelência num conjunto de critérios que envolvem:
a educação ambiental,
a qualidade da água balnear,
a gestão da praia,
os serviços
a segurança,

tornando possível a coexistência do desenvolvimento local com o respeito pelo ambiente.

Inserida no âmbito da reabilitação das zonas ribeirinhas e criação de espaços públicos de lazer em estreita ligação com a natureza, esta praia disponibiliza aos utilizadores todas as infraestruturas necessárias.

Em 2023, o tema adotado no âmbito do Programa Bandeira Azul, é “Geodiversidade”, que sem esquecer as ameaças à biodiversidade ribeirinha, pretende olhar para baixo e trabalhar sobre este outro tipo de diversidade.

Se é verdade que a vida começou na água e sem água ela não existiria, também é verdade que não teríamos água sem terra, em todas as suas formas, consistência ou nível de pH.

No ano em que se assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Geodiversidade, a Bandeira Azul, lança o desafio de se conhecer e trabalhar a geodiversidade nas praias portuguesas.

As ações de educação ambiental desenvolvidas, no âmbito do Programa Bandeira Azul, em 2023, está focada no público mais jovem, com o objetivo de sensibilizar para o valor da geodiversidade e biodiversidade ribeirinha e a importância da sua preservação.

O calendário de atividades que irão ser desenvolvidas na praia poderá ser consultado aqui.

Em 2023 mantêm-se reunidas as condições necessárias para a candidatura ao galardão de Praia Acessível - Praia para Todos!, programa criado em 2004, que visa promover a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada às praias.

Este galardão significa que todos os serviços disponíveis na praia estão acessíveis, bem como o acesso ao plano de água. Os utentes da praia poderão ainda utilizar a cadeira anfíbia com serviço de apoio ao banho ou de forma autónoma.

Durante a época balnear, definida no período de 1 de julho a 31 de agosto, são realizadas análises à água, de 15 em 15 dias, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Os resultados são disponibilizados através de informação afixada nos painéis informativos da praia, no site do Município e na aplicação da APA, Info Praia.


Info Praia

A aplicação móvel Info Praia para smartphones ou tablets disponibiliza informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares. Esta aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do Google Play e da App Store ou acedendo aqui à versão web.


Localização: N 40º55’41,52” | W 8º28’02,56”