Educação

Propostas assustadoras em antiga escola primária


O Halloween já se prepara em Santa Maria da Feira. A antiga escola primária de Soutelo, na freguesia de Fiães, atuais instalações do PRIMÁRIO, vai transformar-se, no dia 31 de outubro, no local mais assustador do concelho. A exposição “Animal Emoji” inicia a celebração do Dia das Bruxas que, ao final da tarde, ganha uma outra dinâmica com a performance “A arte, a obra e a maldição”, prometendo momentos arrepiantes a todos os que por lá passarem. 
 
A partir das 14h00, o atual edifício do Primário abre as portas para as visitas à exposição “Animal Emoji” que resulta do desafio lançado pela Câmara Municipal e pelo Grande Sábio aos alunos de todas as escolas básicas de 1º ciclo, jardins de infância e IPSS do concelho. Esta mostra conta com trabalhos criativos, originais e até mesmo assustadores.
 
Já ao crepúsculo do dia 31 de outubro, a partir das 18h00, a exposição ganha uma nova vida com a performance “A arte, a obra e a maldição”. Por entre quadros por pintar, velas apagadas e histórias antigas, irrompe a vida na casa de um outrora misterioso colecionador de arte. A luz voltou, desta vez pouco antes do som de um trovão, e vislumbram-se da rua os contornos de uma mulher maldita à janela. Nas sessões de 30 minutos, entre as 18h00 e as 22h30, o público, acompanhado por um guia, é convidado a entrar naquela velha galeria, a descobrir os segredos por detrás de cada obra inacabada e sedenta de vida. A curiosidade aguça-se e irá sentir um arrepio à medida que passa pelas sombras sinistras de quem lá viveu e de quem ainda lá vive. 
 
Esta performance que acompanha a visita guiada à exposição resulta do trabalho realizado pelo ator Daniel Padrão no Laboratório de Acting e Improvisação com alunos do curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, no âmbito do projeto GERMINAR.
 
O projeto GERMINAR pretende reforçar a complementaridade pedagógica aos cursos curriculares do ensino secundário, em articulação com o contexto de Educação Criativa desenvolvido pelo PRIMÁRIO. Através de práticas artísticas, o Laboratório de Acting e Improvisação desenvolve técnicas de interpretação em grupo, fundamentos da voz cantada e falada, improvisação, expressão corporal e gestão de projetos teatrais sempre numa abordagem de criação artística coletiva. 
 
Todos os trabalhos que integram esta exposição vão estar a concurso e o público pode escolher o seu preferido, votando, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, online, na página de facebook do Grande Sábio.  A Câmara Municipal vai atribuir quatro prémios. A eleição de três vencedores será da responsabilidade de um júri. Ao público cabe a escolha de um quarto vencedor, através da votação online. Os resultados vão ser conhecidos nos canais de comunicação do Município de Santa Maria da Feira, durante o dia 2 de novembro. Participe!
 
Entre as 14h00 e as 17h30, a visita à exposição “Animal Emoji” tem entrada livre. A partir das 18h00, as sessões de 30 minutos da visita guiada, apesar de totalmente gratuitas, têm lotação máxima de 20 pessoas (por sessão) e inscrição obrigatória.

Saiba mais aqui.

 

Publicado a 11.10.2021