Sociedade

Centro de Vacinação contra a COVID-19 muda-se para Europarque


A partir de 27 março, o Centro de Vacinação Contra a Covid-19 de Santa Maria da Feira deixa as atuais instalações, no Cineteatro António Lamoso, e muda-se para o Centro de Congresso do Europarque. As novas instalações vão estrear-se com a vacinação de 1000 profissionais da Educação, pessoal docente e não docente, do concelho de Santa Maria da Feira.
 
O novo espaço para a vacinação contra a COVID-19 em Santa Maria da Feira, no Centro de Congressos do Europarque, apresenta-se com mais gabinetes de atendimento (10), com circuitos de movimentação mais espaçosos e com mais lugares de estacionamento, assumindo, consequentemente, uma maior capacidade de resposta na administração da vacina.
 
O funcionamento do Centro de Vacinação Contra a COVID-19 é assegurado por equipas clínicas, administrativas e operacionais do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Feira/Arouca e por uma bolsa municipal de mais de 50 voluntários.
 
O centro de vacinação no Cineteatro António Lamoso “deu uma resposta eficaz no início deste processo, numa altura em que o número de vacinas disponíveis era ainda reduzido”, referiu Emídio Sousa. Agora, continuou o edil feirense, “com a inoculação de diferentes grupos cumulativamente e a previsível chegada de um maior número de vacinas, temos de adequar a resposta em termos de espaço para continuarmos a ser eficazes para atingirmos rapidamente o objetivo principal: a imunidade de grupo”. 
 
O arranque da vacinação no Europarque fica marcado com o início da inoculação dos professores e pessoal não docente das escolas do Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Santa Maria da Feira, conforme o Plano de Vacinação definido. O processo de vacinação a estes profissionais, incluídos agora nos grupos prioritários da primeira e segunda fase em curso, vai acompanhar o Plano de Desconfinamento traçado pelo Governo.
 
De referir ainda que, entre 15 e 19 de março e no âmbito do Plano Nacional de Testagem, foram rastreados com recurso a testes rápidos de antigénio, 989 docentes, assistentes técnicos e operacionais e técnicos especializados dos estabelecimentos de educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Município de Santa Maria da Feira. Os profissionais dos restantes níveis de ensino serão testados de acordo com calendarização do regresso às aulas letivas presenciais.

 

Publicado a 26.03.2021