Sociedade

Ação de sensibilização assinala o Dia Internacional da Mulher


Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, o Plano Municipal para a Igualdade de Género lançou, em parceria com a Cooperativa Casa dos Choupos, a ação sensibilização “Ter direito a ter tempo e espaço”, nas plataformas digitais do Município.

Com esta iniciativa pretende-se alertar e sensibilizar homens e mulheres para a um conjunto de direitos que, diariamente, são postos em causa, em particular no atual contexto de pandemia, onde teletrabalho não é sinónimo de conciliação da vida profissional e familiar.

De referir que o relatório de 2021 sobre a igualdade de género na União Europeia, publicado pela Comissão Europeia, concluiu que a pandemia agravou as desigualdades entre homens e mulheres em quase todas as áreas do quotidiano, regredindo em “conquistas duramente alcançadas nos últimos anos”, nomeadamente ao nível da problemática da violência doméstica e da sub-representação das mulheres nos setores mais afetados pela crise, bem como o facto da maioria dos trabalhos domésticos serem exercidos pela mulher.

Esta ação de sensibilização, que assinala o Dia Internacional da Mulher, centra a sua mensagem em cinco direitos fundamentais, que sintetizam a importância de “ser igual em todos os tempos, a cada hora e em qualquer espaço”:

- direito à entrada na vida política, sem imposições de quotas;

- direito à mesma remuneração no exercício da mesma função;

- direito ao reconhecimento do trabalho não pago;

- direito a ter iguais condições para o exercício de uma profissão com igual valor;

- direito a ter mais tempo para si e para a sua família.

Foi em 1975 que as Nações Unidas instituíram o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. A data é assinalada, anualmente, um pouco por todo o mundo, mas há países onde continua a ser ignorada.

Há vários anos que o Município de Santa Maria da Feira celebra esta efeméride com iniciativas culturais ou recreativas e ações de sensibilização diversas que, tendo como foco as mulheres, pretendem chegar a toda a comunidade.

 

Publicado a 08.03.2021