Município

Centro Histórico de Santa Maria da Feira com menos carros e mais pessoas


“Devolver” as ruas do centro histórico às pessoas, permitindo que moradores e visitantes usufruam em pleno deste núcleo antigo, esteve na origem do reordenamento da circulação que a Câmara Municipal implementou neste espaço público central de Santa Maria da Feira.

Está já em vigor a alteração da postura de trânsito no centro histórico de Santa Maria da Feira que irá permitir uma maior proximidade das pessoas com a rua, retirando, o mais possível, os automóveis da zona histórica, tornando-a num espaço privilegiado no coração da cidade para viver, estar e experienciar.

A alteração na circulação, aprovada em reunião de Câmara, em sessão da Assembleia Municipal e com conhecimento de moradores e comerciantes, centra-se nos arruamentos – Rua Dr. Elísio de Castro e Rua Dr. Roberto Alves – que de dois sentidos de tráfego, passaram a funcionar em apenas sentidos únicos, ficando previstas duas entradas, uma a Norte (junto à Igreja da Misericórdia) e outra a Sul (junto da Igreja Matriz), com o fluxo de trânsito a desembocar na rotunda da Rua das Fogaceiras. Nesta zona, além da proibição de estacionamento, será implementada a limitação de velocidade para 20km/h.

O horário de cargas e descargas também vai sofrer alterações, passando dos atuais dois períodos – das 7h30 às 10h30 e das 19h00 às 23h00 –, para um único período, entre as 7h00 e as 11h00. Os lugares de cargas e descargas definidos para cargas e descargas fora do horário permitido, no período da manhã, terão igualmente limitador de tempo.

 

Publicado em 02/07/2020

(GCRPI)