Município

Webinar | Saúde e Segurança no Trabalho no Setor da Construção


O próximo webinar promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira centra-se nas especificidades do setor da Construção. Com transmissão em direto na página do Facebook do Município, terá lugar no dia 18 de junho às 17h00.

O setor da Construção e Imobiliário constitui uma das mais extensas e complexas cadeias de valor da economia portuguesa, responsável por 17,4% do Produto Interno Bruto nacional e cerca de 600 mil trabalhadores, dos quais mais de metade se encontram ao serviço de empresas de construção. Devido à natureza da sua atividade, que abarca grande quantidade de mão de obra e um leque variado de equipas e de circulação de pessoas, a construção civil é um dos setores de maior risco na transmissão da pandemia Covid-19, não tendo cessado atividade durante o período de confinamento.

Nesse âmbito, o Município de Santa Maria da Feira promove um Webinar do Setor da Construção, subordinado à temática da Saúde e Segurança no Trabalho. No dia 18 de junho, às 17h00, a transmissão do webinar será feita em direto na página do Facebook do Município, com abertura do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e do presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas e da Presidência da Confederação da Construção e do Imobiliário (AICCOPN), Reis Campos.

O webinar, moderado pela secretária-geral da AICCOPN, Sónia Oliveira, inclui intervenções de Cristina Cardoso, responsável pelos Serviços de Engenharia da AICCOPN, que abordará os procedimentos para a elaboração ou aplicação do Plano de Contingência em obra e recomendações para empresas e trabalhadores; e Paulo Pinheiro, responsável pela gestão do Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança da empresa Ferreira Construção, S.A., que apresentará um caso prático de implementação do Plano de Contingência em obra.

O próximo webinar subordinado à Saúde e Segurança no Trabalho será focado no setor das TICE, num contexto de regresso à “nova normalidade”. A Autarquia feirense pretende, com estas iniciativas, proporcionar momentos de partilha de informação pertinente e esclarecedora para a retoma da atividade económica. “Contribuímos para a formação dos empresários e dos seus trabalhadores, valorizando a sustentabilidade das empresas e, simultaneamente, a saúde pública”, diz o presidente da Câmara, Emídio Sousa.